Projeto de extensão de Arquivologia promove evento em comemoração ao Dia Mundial da Fotografia

16 de agosto de 2013

OFICINA DE FOTOJORNALISMOedO projeto Fotografia e Memória Cultural, vinculado ao Programa “Informação e Cognição: socializando conteúdos informacionais articulados ao saber, à cultura e à memória”, coordenado pela professora Maria José Cordeiro de Lima, do curso de Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba, promove na próxima segunda-feira, 19 de agosto, no mini auditório do Campus V a oficina de fotojornalismo “Realidade (entre)vista: a fotografia como narrativa do olhar”. A atividade marca as comemorações alusivas ao dia mundial da fotografia, comemorado em 19 de agosto.

Ministrada pela assessora de comunicação do Campus V da UEPB, Juliana Marques, a oficina é voltada aos bolsistas e colaboradores dos projetos vinculados ao programa Informação e Cognição, além de outros projetos e programas de pesquisa, monitoria e extensão do curso de Arquivologia.

Na oficina serão apresentadas dicas sobre ângulos, luz, funcionamento e recursos das câmeras fotográficas digitais, mas, de acordo com a ministrante, apesar de serem abordadas algumas questões técnicas, o foco será a produção narrativa que pode ser feita por meio da imagem, o olhar jornalístico da fotografia. “Acredito que essas orientações são interessantes para os estudantes que são bolsistas e colaboradores de projetos, pois, eles mesmos poderão estar aptos a fazer o registro das atividades de acordo com as diretrizes do fotojornalismo o que facilitará quando formos efetuar a divulgação destas ações”, destaca Juliana.

O número de vagas no evento é limitado a 30 participantes. Portanto, os estudantes que quiserem participar devem enviar um e-mail para: julifmarques@gmail.com e confirmar a presença.

A atividade prática desta oficina será a cobertura do aniversário do Campus V, nos dias 27 e 28 de agosto. Os estudantes que estiverem inscritos na oficina devem estar munidos de câmera fotográfica, de qualquer modelo.