Projeto de extensão da UEPB promove palestra sobre as alterações genéticas que provocam a Trissomia do 21
Com o objetivo de possibilitar o conhecimento da Biologia com foco no público com Trissomia do 21, termo utilizado em substituição à expressão Síndrome de Down, o projeto de extensão da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) denominado “Biologia: Um olhar para a T21” promove, no sábado, 26 de agosto, às 9h, no auditório do Câmpus V, a palestra “Genética da T21”.
A atividade será ministrada pela doutora em genética molecular e docente da UEPB, Daniela Pontes. Na oportunidade, serão explicadas as alterações genéticas que são responsáveis pela Trissomia do 21. “A Trissomia do 21 é caracterizada pela presença extra de um cromossomo 21 ou parte dele em todas as células de um indivíduo, ou em parte delas. Configura uma condição genética específica e não uma doença. Temos o intuito de esclarecer como ocorre a trissomia simples do cromossomo 21, a trissomia parcial e o mosaicismo”, explica Daniela.
Segundo a coordenadora do projeto, a técnica de laboratório Patrícia Rocha, o evento é destinado a familiares de pessoas com T21, estudantes e pesquisadores de Ciências Biológicas e interessados na temática. Além da palestra, será realizada uma apresentação de violino com Tatiane Cristina.
São apoiadores deste evento o Projeto Saciar, Festa em casa – Decorações, Copiadora Carvalho e Crepe Perfeito. A entrada será 1 kg de alimento para doação ao projeto Saciar.
As inscrições para o evento podem ser realizadas por formulário eletrônico.
Outras informações: Instagram @biologiat21