Projeto de difusão científica do CCBSA inicia em junho rodada de entrevistas com pesquisadores do CCBSA

22 de maio de 2020

Aprovado no edital PROBEX cota 2019/2020, o projeto “Nas trilhas da difusão científica: a visibilidade dos projetos do Câmpus V da Universidade Estadual da Paraíba”, iniciou suas atividades em novembro de 2019 com o objetivo de apoiar a realização de eventos e difundir junto aos públicos interno e externo as ações de pesquisa, extensão e monitoria vinculadas ao Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Integram o projeto a bibliotecária mestre em Ciência da Informação Danielle Harlene, que coordena a iniciativa, além da bibliotecária e doutoranda em Ciência da Informação Liliane Braga Holanda, a assessora de comunicação e doutoranda em Ciência da Informação Juliana Marques, a docente e doutora em Administração Jacqueline Echeverría Barrancos, a docente e doutora em Ciência da Informação, Manuela Eugênio Maia e os estudantes de Arquivologia Gabrielle Torres e Douglas Santana.

Após finalizar o planejamento das atividades a serem efetivadas ao longo de 2020, a equipe do projeto realizou a primeira ação em março de 2020, durante a programação de recepção aos calouros do período letivo 2020.1 com uma exposição de banners premiados na mostra científica de aniversário do Campus V de 2019 e a mesa de discussão “O estudante e os projetos universitários: vivências e experiências”.

Porém, com a chegada da pandemia da COVID-19 e determinação de isolamento social em vigor em todo o país, as atividades do projeto tiverem que se readequar. Para tanto, a partir do mês de junho serão realizadas transmissões online com pesquisadores do Campus V que irão falar sobre as ações que vem sendo realizadas nesse período.

De acordo com a bibliotecária Danielle Harlene, essa será uma oportunidade de visibilizar as diversas iniciativas que vêm sendo tomadas no Câmpus V, utilizando os recursos disponíveis a partir das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. “Na atualidade, é perceptível o valor da visibilidade, e o poder do retorno dela para a sociedade no geral. Então acredito que é uma maneira de mostrar o valor da nossa universidade para o povo paraibano que muitas vezes desconhece o que estamos fazendo e em que podemos contribuir. Por isso mesmo que ao criar nosso perfil nas redes sociais enfatizamos a nomenclatura ‘ciência aberta’, para fazer referência a esse modelo de prática científica que possibilita a disponibilização das informações em rede, ou seja, a universidade vai além dos seus muros e se aproxima da sociedade”, destaca.

Assim, a partir do dia 1º de junho, às 19h, a cada 15 dias, no perfil do projeto no Instagram (@cienciaabertauepb) será realizada um live/entrevista com pesquisadores do Câmpus V. A primeira entrevista “Os desafios no desenvolvimento de medicamentos e vacinas para o combate à COVID-19”, será realizada com o pesquisador da UEPB com doutorado em Síntese e `Planejamento de Fármacos”, Francisco Jaime Mendonça Júnior.

Para assistir às lives/entrevistas basta acessar o perfil do projeto no Instagram.

Texto: Juliana Marques