Projeto de assistência aos catadores promove reunião com MPF para apresentar demandas

24 de maio de 2021

Com o objetivo de apresentar as demandas da categoria e solicitar a intermediação do Ministério Público Federal (MPF) da Paraíba para encaminhar soluções, foi realizada na sexta-feira (21), uma reunião da equipe do projeto de extensão “Mobilização, inclusão e formação de catadores/as de materiais recicláveis da cidade de João Pessoa: uma experiência necessária”, vinculado ao Câmpus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), com representantes do referido órgão e de cooperativas de catadores de João Pessoa.

Participaram da reunião, a coordenadora do projeto da UEPB, professora Maria de Fátima Araújo, o procurador da República na Paraíba, José Godoy Bezerra, líderes dos empreendimentos ASTRAMARE, Santa Clara, São Rafael, Acordo Verde, Timbó, CATAJAMPA, Empasa/Catalivre, Ascare JP, Ascamang/Mangabeira, ACATAVALE, representantes dos catadores que integram grupos de risco, demais membros do projeto de extensão e assessores do MPF.

Na ocasião, os catadores apresentaram algumas dificuldades enfrentadas pela categoria relacionadas à precariedade nas condições de trabalho e moradia. O procurador do MPF José Godoy acolheu as demandas e realizou encaminhamentos no sentido de intermediar as soluções junto aos órgãos envolvidos.

“A reunião foi bastante proveitosa! Foi apresentado ao MPF o panorama dos catadores que são acompanhados pelo projeto, as dificuldades e desafios enfrentados. Fiquei muito feliz com a reunião porque o Ministério Público acatou as demandas e vai dar os devidos encaminhamentos para a Prefeitura, EMLUR, Secretaria de Desenvolvimento Humano, Defensoria Pública, para que seja resolvidas essas pendências. Esse é um dos objetivos do nosso projeto mobilizar a categoria e encaminhar os problemas”, avalia a coordenadora do projeto de extensão da UEPB, professora Fátima Araújo.

Campanha SOS Catador

O projeto de extensão “Mobilização, inclusão e formação de catadores/as de materiais recicláveis da cidade de João Pessoa: uma experiência necessária”, que atua desde 2013 junto a essa parcela da sociedade, está realizando uma campanha com o objetivo de prestar assistência aos catadores e suas famílias neste momento de dificuldades impostas pela pandemia de Covid-19.

A coordenação do projeto está recebendo doações de cestas básicas e equipamentos de proteção individual que devem ser deixados no prédio do câmpus V, localizado à Rua Horácio Trajano de Oliveira, Cristo, João Pessoa; e no hall do prédio da administração central da UEPB, em Campina Grande. As doações também podem ser feitas online por meio de uma plataforma de arrecadação (https://benfeitoria.com/soscatador).

Texto: Juliana Marques