Projeto da UEPB realiza ações em escolas, presídios e asilos visando promover a segurança humana

23 de julho de 2013

PUA2Levar a universidade às escolas, asilos, núcleos de acolhida, ruas, locais onde é possível cumprir verdadeiramente o papel da extensão universitária de proporcionar uma interação entre a academia e a sociedade, essa tem sido a rotina dos participantes do “Projeto UEPB em Ação” (PUA), que é vinculado ao curso de Relações Internacionais do Campus V e Pro-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual da Paraíba.

O projeto, que é coordenado pelo professor Paulo Kuhlmann, reúne professores e estudantes dos cursos de Arquivologia, Biologia, Relações Internacionais da UEPB e do ensino médio da Escola José Lins do Rêgo. Criada em 2011, época em que o Campus V da UEPB instalou-se no bairro do Cristo, a iniciativa visa desenvolver a segurança humana nas comunidades adjacentes ao Campus V da UEPB (bairros do Cristo/Rangel), promovendo a emancipação pua4das pessoas e grupos, fortalecendo-as como cidadãs.

As atividades do PUA são desenvolvidas nas área de alfabetização e letramento, com alunos da UEPB ministrando aulas, após capacitação; cultura, fortalecendo os artistas locais por meio de criação, divulgação de eventos, e de apoio ao planejamento de carreira; clown, com palhaços desenvolvendo atividades lúdicas na comunidade, buscando diminuir animosidades e criar interações positivas, principalmente nos horários de lazer dos alunos das escolas da região.

E ainda, força verde, com atividades no Rio Jaguaribe e conscientização das comunidades ribeirinhas, para melhoria do rio e das comunidades e mediação, com ações para diminuir atritos dentro da comunidade e entre a comunidade e as administrações públicas estaduais e federais, utilizando-se da negociação, da facilitação e, em última instância, dos meios jurídicos.

Clown

PUA1No dia 19 de julho, o PUA esteve presente na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Ângela, localizada a poucos metros da UEPB – Campus V, no bairro do Cristo Redentor. Com um público de aproximadamente 150 crianças com faixa etária de 6 a 11 anos de idade, os integrantes do projeto realizaram uma atividade de Clown com números que estimulam a imaginação, humor e conscientização. Durante a ação os palhaços Mancada (professor Paulo Kuhlmann), Bam-bam (Luís Eduardo), Skinka (Suerda Gabriela), Cacatua (Irla Medeiros) e Câimbra (Victor Hugo) com auxílio da estudante Kamila Borges na sonoplastia e fotografia, todos integrantes do projeto, levaram alegria, afeição e princípios de emancipação ao público presente.

“Quando chegamos lá, algumas crianças de imediato vinham interagir conosco, umas admirar nossa maquiagem, nossos instrumentos, tocar em nosso nariz, outras para nos confrontar ou mesmo nos abraçar. As crianças se permitem a tudo que o palhaçoPUA3 propõe, e isso que é interessante, essa interação que nos possibilita tratar de vários temas com o envolvimento deles”, afirma a estudante de Relações Internacionais e bolsista do PUA, Suerda Gabriela Araújo.

O grupo também realizará no dia 26 de julho uma intervenção na Penitenciária de Recuperação Feminina Maria Julia Maranhão, no bairro de Mangabeira, onde será realizada uma visita de palhaço (clown) buscando diminuir as formas de exclusão social as quais esse público está exposto diariamente, entendendo-as como parte da comunidade paraibana e dignas de atenção e respeito.

Outras informações: http://www.facebook.com/pua.uepb / pua.uepb@gmail.com.