Programa Vivências Interdisciplinares do Campus V da UEPB inscreve para Mostra Ambiental
Em alusão à Semana Nacional do Meio Ambiente, celebrada em todo o país de 1 a 5 de junho, o Programa Vivências Interdisciplinares, vinculado ao Campus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realiza, na segunda e terça-feira, 3 e 4 de junho, no auditório Pioneiros, a primeira edição da Mostra Ambiental do Campus V, da UEPB.
O evento contará com a parceria de vários projetos de extensão e pesquisa do Campus V vinculados às áreas temáticas de educação e meio ambiente, com interface na sustentabilidade. Haverá apresentação de conteúdos em banners, a realização de dinâmicas intituladas “Diálogos Ambientas”, além de mostra de vídeos, exposição de artes ecológicas, fotografias e oficinas.
O programa “Vivências Interdisciplinares” é composto pelos projetos “Vivências em Ações Legislativas”, coordenado pela professora Martha Simone Amorim; “Mobilização, inclusão e formação de catadores/as de materiais recicláveis da cidade de João Pessoa: uma experiência necessária”, tendo como coordenadora a professora Maria de Fátima Araújo; “Cineclube Ambiental”, que tem como responsável o professor Vancarder Brito Sousa e “Cineclube Campus V”, que é coordenado pelo professor Filipe Reis. Todos esses projetos foram aprovados no edital PROBEX (cota 2018/ 2019) e contam com o envolvimento de quatro professores da UEPB e mais de 20 alunos das graduações em Ciências Biológicas e Relações Internacionais.
As inscrições para a Mostra ambiental do Campus V são realizadas através do site: www.even3.com.br/mostrambiental1. A organização do evento também solicita doações de material reciclável (garrafas PET, papelão, papel, livros usados, metal e ferro) que serão destinados aos catadores participantes do projeto de inclusão produtiva do Campus V.
Segundo a professora Martha Simone, coordenadora do Programa Vivências Interdisciplinares, a mostra é uma iniciativa que visa contribuir para a intensificação das ações de extensão e pesquisa do Campus V voltadas à temática ambiental, ampliar a consciência crítica sobre os problemas ambientais e atrair a comunidade em geral para vivenciar o ambiente universitário.
Para o professor Vancarder Brito Sousa, é importante que a comunidade acadêmica e a sociedade em geral participem do evento “visto que a temática da sustentabilidade socioambiental, é por definição, constituída de forma interdisciplinar e contempla diferentes saberes e modos de atuar na sociedade em face da necessidade de implementação de práticas de conservação e preservação da natureza”.
Já a professora Fátima Araújo acentua que a importância do evento se dá no momento em que a universidade inclui a comunidade e a transforma num ambiente social preocupado com o meio ambiente e com a sustentabilidade.
O Professor Filipe Reis considera o evento importante para consolidar o entendimento de que “o meio ambiente diz respeito a todos nós, pois está diretamente ligado às rotinas mais banais do ser humano como alimentar-se, deslocar-se, dormir, trabalhar, educar, enfim, está ligado à vida”.
O Dia Mundial do Meio Ambiente
O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho. A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia.
Através do Decreto Federal 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro também estabeleceu que neste período em todo território nacional se promovesse a Semana Nacional do Meio Ambiente que tem por finalidade apoiar a participação da comunidade nacional na preservação do patrimônio natural do País.
Texto: Juliana Marques