Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais promove palestra com docente da American University

28 de fevereiro de 2024

O Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) promove, no dia 12 de março, às 14h, no auditório Pioneiros, a palestra “Saída Pressionada”, que será ministrada pelo professor da American University (AU), localizada em Washington, D.C, Jayesh Rathod.

Na oportunidade, será realizada a discussão a respeito dos cidadãos dos Estados Unidos que são obrigados a partir permanentemente do seu pais devido a condições de vulnerabilidade. Evitando o uso do termo genérico “expatriado”, o Professor Rathod deve argumentar que estes cidadãos dos EUA são descritos com mais precisão como “migrantes pressionados” que saem devido a maus-tratos com base na sua identidade, lacunas na rede de segurança social ou preocupações com a deterioração de condições socias e políticas nos Estados Unidos. Ao concentrar-se nestes migrantes, o Professor Rathod espera teorizar e fornecer um léxico para um subtipo de mobilidade humana que se situa entre a migração involuntária e a voluntária.

O professor Jayesh dirige a Clinica de Justiça do Imigrante, no Washington College of Law da AU, onde também ensina. Já esteve na UEPB em 2016, como Fulbright Scholar, quando ensinou cursos de Direito Migratório e Política Migratória Comparada. Tem artigos publicados em periódicos como Columbia Law Review, Yale Law Journal Forum e U.C. Irvine Law Review. Por ser fluente em Espanhol e Proficiente em Portugues, sua palestra não precisa de tradução.

As inscrições no Evento devem ser realizadas previamente por meio de um formulário eletrônico.