Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais promove conferência com o pesquisador argentino Jorge Price

25 de março de 2024

Com a participação de discentes do Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e pesquisadores com interesse na temática contemplada, foi realizada, na manhã desta segunda-feira (25), a Conferência internacional “Pensamento latino americano e Introdução à Ciência Política: El origem del termino republicano em Argentina”, ministrada pelo professor argentino Jorge Eduardo Douglas Price. A atividade foi mediada pela professora do PPGRI Gabriela Gonçalves.

Na oportunidade, o pesquisador apresentou as ideias centrais em torno das quais gira o termo republicanismo e a evolução que elas podem ter tido durante o que o professor chama de “construção” da Argentina como Nação. A análise foi de 1810, ano da “Revolução de Maio”, o primeiro evento da independência, até 1890, ano em que se pode considerar concluído o processo de criação daquele Estado (sem excluir algumas referências relevantes do início do século XX). De acordo com o professor Jorge Price, a temática relacionada às bases das repúblicas se faz necessário na academia, sobretudo porque, conforme defende o pesquisador, ao menos no ocidente, esse modelo político estaria em perigo diante das novas tendências da direita no mundo, que estaria derrubando as faces desse regime.

Fruto de um acordo de cooperação acadêmica internacional entre a UEPB e a Universidade Nacional de Comahue, na Patagônia Argentina, a qual o professor Jorge Price é vinculado, a programação realizada pelo PPGRI com o pesquisador convidado também contará com a palestra “Vigilar y castigar en el siglo XXI: la criminalización de la migración, como parte de la guerra civil mundial”, a ser realizada nesta terça-feira (26), e uma reunião para tratar da pesquisa no PPGRI, essas duas atividades destinadas exclusivamente ao discentes do Programa.

Texto e fotos: Juliana Marques.