CCBSA

CCBSA

Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas

Programa de extensão do curso de Arquivologia inscreve para oficinas de português para concursos

14 de setembro de 2021

O Programa “Seminário de Saberes Arquivísticos: tecnologia, inovação e práticas (SESA)”, vinculado ao curso de Arquivologia do câmpus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), promove, gratuitamente, por meio do canal do SESA no YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCR1kqth0_BPWXMGtoP9ID_Q), nos meses de setembro e outubro, oficinas de português para concursos. As oficinas serão ministradas pelo graduado em Letras e especialista em Ensino de Língua, professor Jobson Jorge da Silva.

Nos quatro encontros, que ocorrerão de forma síncrona, serão contemplados conteúdos específicos e pertinentes a concursos públicos, mas, que também poderão colaborar com produções acadêmicas, como redações, resenhas, trabalhos de conclusão de curso e outros.

As inscrições devem ser feitas, via formulário eletrônico, para os dias específicos, uma vez que será emitido certificado equivalente a cada dia de participação. As atividades ocorrem nesta quarta-feira, 15 de setembro, das 14 às 16h, quando será realizada a oficina “Ortografia: domando o monstro nas convenções da língua escrita”, (https://forms.gle/YDDFKBjFtXJnkZdV6); no dia 29 de setembro, também das 14 às 16h, será realizada a oficina intitulada “Acento, pra quê te quero? Acentuação em língua portuguesa”, (https://forms.gle/nQCrwAwEgGWG8zA27); no dia 13 de outubro, das 8 às 10h, ocorre a oficina “A cada ponto um conto: pontuação em língua portuguesa” (https://forms.gle/j5ntzp2avh4ozm7s8) e no dia 27 de outubro, das 8 às 10h, será apresentado o tema “Coesão e coerência: concordância, regência e classificação em língua portuguesa” (https://forms.gle/eHzm24S2RCmA6ARw6).

Sobre o SESA

Realizado anualmente desde 2007 o SESA surgiu no âmbito do curso de Arquivologia com uma abrangência regional tendo como pressupostos a literacia informacional e o “letramento” dos discentes do curso de Arquivologia da UEPB. Inicialmente o projeto contava apenas com a colaboração científica de diversas universidades brasileiras, mas, a partir de 2012, transformou-se num projeto internacional, de natureza luso-brasileira, com a parceria com instituições do Brasil e de Portugal.

Durante a pandemia foi realizada a primeira edição do SESA Online que contou com a participação de pesquisadores do Brasil, Portugal, Alemanha e Espanha, transmitida online pelo canal do Projeto SESA no Youtube e discutindo as temáticas: “Ciência da Informação inter e transdisciplinar: o contributo do marketing e da comunicação para o seu caráter social de humano”, “Representação documental no contexto da arquivologia”, “Novas direções para a Ciência da Informação”, “Linhas de investigação em Ciência da Informação na Universidade de Coimbra” e “Organização do fundo de uma empresa do setor de construção: o caso do grupo empresarial de León (Espanha)”.

Outras informações: https://www.instagram.com/projetosesa/

Texto: Juliana Marques