Programa Ciência sem Fronteiras abre novas chamadas para candidatos até 22 de julho

10 de junho de 2013

Em observância às Resoluções Normativas do Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no âmbito do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF), a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por intermédio da Coordenadoria de Assuntos Institucionais e Internacionais (CAII), deu início às inscrições da chamada interna dos estudantes matriculados na modalidade Graduação Sanduíche para os países da Austrália, Canadá, Coreia do Sul, Finlândia, Nova Zelândia e Reino Unido.

O programa acontece em colaboração com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP) e a Pró-Reitoria de Graduação (PROEG). As inscrições estão sendo feitas até o dia 22 de julho. O prazo para homologação das candidaturas pré-selecionadas será de 26 de julho até 9 de agosto de 2013. O dia 8 de outubro é o prazo para comunicação da aprovação ou indeferimento das candidaturas pelo Programa Ciência sem Fronteiras. O início das atividades no exterior será a partir janeiro de 2014.

O Ciência sem Fronteiras pretende propiciar, nas áreas contempladas, a formação de recursos humanos altamente qualificados nas melhores universidades e instituições de pesquisa estrangeiras, objetivando promover a internacionalização da ciência e tecnologia nacional, estimulando estudos e pesquisas de brasileiros no exterior, inclusive com a expansão significativa do intercâmbio e da mobilidade de graduandos.

Para participar do programa, o candidato deve obrigatoriamente preencher vários requisitos como ter nacionalidade brasileira; estar matriculado em curso de nível superior da UEPB em uma das áreas e temas prioritários definidos pelo CsF; ter integralizado no mínimo 20% e no máximo 90% do currículo previsto para seu curso, no momento do início previsto da viagem de estudos; ter Coeficiente de Rendimento Escolar (CRE) igual ou superior a 7,0 (sete).

Ele também deve apresentar, conforme exigido, certificado de proficiência em língua estrangeira e ter obtido nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) igual ou superior a 600 pontos, em exames realizados a partir de 2009. Caso o candidato tenha realizado mais de um exame, a partir de 2009, será considerado o de maior pontuação. Também deve declarar compromisso de permanecer no Brasil pelo número de meses em relação àquele com o qual foi contemplado para realização da graduação-sanduíche. A inscrição pode ser feita no sítio eletrônico do CsF e, ao finalizar, na plataforma do CsF, o candidato deve salvar o comprovante de inscrição emitido pelo CNPq/CAPES.

No ato da inscrição são exigidos documentos como cópia autenticada do documento de Identidade e CPF; comprovante de inscrição do Programa Ciência sem Fronteiras; certificado de proficiência em Língua Estrangeira; declaração original de Avançamento do Curso (DAC), com previsão de avançamento para janeiro de 2014, emitida pela PROEG; Histórico Escolar original, atualizado e emitido pela Coordenação do Curso; cópia do Currículo Lattes devidamente atualizado; cópias autenticadas de Certificados/Declarações de participação em programas de iniciação científica, tecnológica ou docência, caso possua (não obrigatório).

O Programa Ciência sem Fronteiras oferecerá bolsas em várias áreas e temas, reguladas pela Portaria Interministerial nº1, de 09 de janeiro de 2013, a exemplo de Engenharias e demais áreas tecnológicas; Ciências Exatas e da Terra; Biologia, Ciências Biomédicas e da Saúde; Computação e Tecnologias da Informação; entre outras.

Outras Informações:

Site: http://www.cienciasemfronteiras.gov.br