Professores do Curso de Ciências Biológicas ministrarão palestras em evento nacional de inovação terapêutica

15 de outubro de 2013

Os docentes do curso de Ciências Biológicas do Campus V da Universidade Estadual da Paraíba Francisco Jaime Mendonça Júnior e Elisângela Mendonça irão ministrar palestras, nos dias 24 e 25 deste mês, durante o 3° Encontro Brasileiro de Inovação Terapêutica (EBIT), a ser realizado em Recife, Pernambuco.

A terceira edição do EBIT reúne estudantes, profissionais, gestores públicos e privados de todo o país para discutirem o processo da pesquisa, desenvolvimento e implantação de bens e serviços prioritários para a saúde, como fármacos, medicamentos e outros insumos estratégicos. A perspectiva é orientar o desenvolvimento de políticas públicas, conhecimentos e tecnologias que possam contribuir para o complexo industrial da saúde e o bem estar da população brasileira. Nesta edição as atividades são norteadas pela temática “Interligando competências científicas, tecnológicas e industriais em espaços de saúde”.

O professor Francisco Jaime integrará a mesa que abordará o tema “Síntese e Planejamento de Fármacos” e a professora Elisângela tratará da temática “Nanotecnologia Farmacêutica”. O convite feito aos docentes da UEPB é um reconhecimento pelo trabalho que vem sendo desenvolvido pelos pesquisadores da instituição nesta área.

Atualmente são desenvolvidos vários estudos no Laboratório de Síntese e Vetorização de Moléculas, com a participação dos professores Francisco Jaime e Elisângela Mendonça, buscando o desenvolvimento de novas moléculas que possam se tornar um dia novos medicamentos para o combate de doenças do sistema nervoso central, câncer, tuberculose, malária, e infecções por micro-organismos oportunistas, em especial fungos.

O grupo de pesquisadores do Campus V da UEPB que atua nesta área tem sido constantemente contemplado em diversos editais de financiamento (CNPQ, CETENE, FACEPE, PROPESQ) e tem tido expressiva contribuição científica, com a publicação de algumas dezenas de artigos científicos internacionais publicados, uma centena de trabalhos apresentados em congressos, duas patentes concedidas pelo INPI e dois pedidos depositados no Núcleo de Inovação e Transferência e Tecnológica da UEPB.