Professoras do Campus V são premiadas em etapa estadual do desafio Universitário Empreendedor
Buscando despertar nos estudantes o olhar empreendedor e praticar, por intermédio de uma competição, os conteúdos de gestão e inovação, as docentes do Campus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Ana Lúcia Carvalho de Souza e Jacqueline Echeverría Barrancos conseguiram envolver um expressivo número de graduandos do bacharelado em Arquivologia no Desafio Universitário Empreendedor 2015, promovido pelo Sebrae-PB, o que lhes rendeu o certificado “Professor Amigo do Desafio” e o troféu de segundo lugar, para a professora Ana Lúcia, como a docente mais indicada pelos estudantes.
A competição, com caráter educacional, que reúne, em torno de rankings, diversas atividades e jogos com o propósito de disseminar conteúdos de gestão, inovação e empreendedorismo entre os jovens universitários tem o objetivo de preparar os participantes para os desafios do mercado de trabalho, estimulando, desenvolvendo e aprimorando suas habilidades corporativas, promovendo a aprendizagem desses conceitos com base na experiência vivida por eles durante o processo decisório.
Participaram da competição estudantes do 1º e 2º períodos do curso de Arquivologia vinculados aos componentes curriculares de “Introdução à Administração” e “Teoria das organizações”, que obtiveram destaque na etapa online da competição. Na oportunidade, o estudante José Cláudio Alves de Jesus obteve o 2º lugar geral do estado, no entanto, por questões pessoais o participante não pôde dar prosseguimento às atividades presenciais do desafio.
A UEPB já havia sido premiada como a instituição com maior participação de alunos na competição que reuniu alunos da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Faculdades Integradas de Patos (FIP).
De acordo com a professora Ana Lúcia, esse é resultado de um esforço coletivo de conscientização realizado como atividade dos componentes curriculares relacionados à gestão e inovação buscando abordar a importância do desenvolvimento do empreendedorismo como uma competência do arquivista. A docente destaca que já iniciaram as atividades de preparação para a etapa de 2016, que contará com a participação de estudantes dos componentes curriculares já envolvidos nas edições anteriores, acrescidos aos alunos de “Recursos humanos” e “Organização, métodos e sistemas de informação”.
“Nosso objetivo é não só obter um bom número de inscritos do curso de Arquivologia, mas, que eles participem ativamente e possam exercitar as lições de sala de aula representando com êxito o nosso curso”, resume a docente.