Professora Suerde Brito é escolhida paraninfa das turmas concluintes do período letivo 2017.2 do CCBSA

30 de maio de 2018

Em reunião realizada junto ao cerimonial da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) no dia 17 de maio os formandos do período letivo 2017.2 do Campus V escolheram a professora Suerde Miranda de Oliveira Brito como paraninfa das turmas concluintes. A docente, que é vinculada ao curso de Arquivologia do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA), atuou no curso de graduação em Psicologia e Mestrado Interdisciplinar em Saúde Coletiva do Campus I da UEPB desde 2002, quando assumiu o cargo de efetiva da instituição até 2007, época em que se afastou por um tempo das funções em decorrência de um acidente.

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e graduada em Formação para Psicólogo e em Licenciatura Plena em Psicologia pela UFPB, professora Suerde tem experiência em ensino e pesquisa em Psicologia, Educação, Metodologia Científica, Comunicação, Arquivologia e Saúde Coletiva. Atuou como membro titular do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDDPI – PB) no biênio 2012/2014, e foi conselheiro da referida entidade até 2016. Atualmente vem desenvolvendo ações de extensão na Instituição de Longa Permanência para Idosos Vila Vicentina Júlia Freire.

De acordo com a professora Suerde a homenagem foi uma surpresa e revela que a docente segue o caminho correto na missão de educadora. “Recebi a notícia com surpresa, pois são tantos os professores que poderiam ser escolhidos. Mais do que surpresa, com muita alegria, porque essa demonstração de afeto também me faz sentir reconhecida. Além disso, ser homenageada como paraninfa gera uma singular sensação de responsabilidade, porque mostra que os alunos acreditam que eu possa dizer-lhes algo relevante e encorajador para suas vidas profissionais e pessoais. Faz-me sentir lisonjeada, pois demonstra que fui importante na trajetória acadêmica de alguns, quem dera de muitos. De certa forma, também é uma avaliação que sinaliza que devo prosseguir como docente. Eis uma homenagem que será energia para os próximos anos. Por tudo isso, como não me sentir feliz, gratificada e agradecida?”, avaliou a professora Suerde.

A cerimônia de colação de grau do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas ocorrerá no dia 13 de julho, às 16h, no auditório do Centro de Formação de educadores Professora Elisa Bezerra Mineiros, localizada à Rua Rita Xavier de Oliveira S/N, Mangabeira.

Texto e foto: Juliana Marques