Professora Andréa Xavier é escolhida para ser paraninfa das turmas concluintes do CCBSA no período 20222
“Me movo como educador porque, primeiro, me movo como gente”, essa frase de Paulo Freire resume um pouco da visão sobre educação compartilhada pela professora do Câmpus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Andréa Xavier, escolhida pelos formandos do período letivo 2022.2 para ser a paraninfa das turmas concluintes.
A docente, que é Psicóloga e Doutora em Psicologia Social pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), é professora adjunta da UEPB desde 2004, onde já atuou como representante do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e membro do Grupo de Pesquisa: LongeViver – Laboratório de Pesquisas em Envelhecimento Humano e Tecnologias em Saúde. Tem experiência em psicologia com ênfase em Psicologia da Educação e do Desenvolvimento Humano, Psicologia Social; Processos Psicológicos Básicos do comportamento; Comportamento Organizacional e Metodologia científica. Vem desenvolvendo projetos de pesquisa e de extensão à luz da Teoria das Representações Sociais e da Teoria Sócio-Cultural, com temáticas voltadas aos aspectos psicossociais do desenvolvimento humano em diferentes contextos.
Dentre os sentimentos vivenciados diante da homenagem recebida, a professora Andréa evidencia a imensa alegria e gratidão que a marcaram. “Certamente que a alegria veio acompanhada de grande senso de responsabilidade, pois essa homenagem me proporciona refletir ainda mais sobre as minhas concepções de educação e sobre o meu fazer docente. A minha prática docente é ancorada em uma concepção de educação que ultrapassa a simples transmissão de informações e enxerga o aluno como sujeito ativo e participativo do processo de aprendizagem. A sociedade do conhecimento não admite um ensino pautado na mera reprodução de informações, é preciso formar o aluno capaz de pensar criticamente e de solucionar problemas, com capacidades técnicas e habilidades sociais e humanas. Portanto, compete a nós docentes, mediar e criar oportunidades para que o aluno se desenvolva e construa um conhecimento significativo”, avalia a docente.
Inspirada pelo legado de Paulo Freire e pelos pressupostos de Jean Piaget, Andréa evidencia que a missão de educar também requer a compreensão de que ensinar e aprender envolvem dois processos humanos que são indissociáveis: a cognição e o afeto. “O processo educativo, quando visto pelas lentes do afeto, contribui para o êxito do ensino e da aprendizagem. Neste sentido, a educação precisa afetar positivamente as pessoas para depois transformá-las. Educar tem como ponto de partida despertar no aluno o desejo de aprender e de produzir um conhecimento novo que faça sentido”, destaca.
A solenidade de Colação de Grau do semestre 2022.2 do Câmpus V será realizada no dia 20 de dezembro, às 10h no auditório da reitoria da UFPB.
Texto: Juliana Marques