Professor Francisco Jaime é eleito paraninfo das turmas concluintes do CCBSA do período letivo 2015.2

15 de abril de 2016

Com dez anos de serviços prestados à Universidade Estadual da Paraíba, atuando desde a fundação do Campus V como docente do bacharelado em Ciências Biológicas e desde 2012 exercendo a função de diretor do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas, o professor Francisco Jaime Bezerra Mendonça Júnior, foi o escolhido para ser homenageado pelas turmas concluintes do período letivo 2015.2 com o título de paraninfo.

Francisco Jaime é farmacêutico industrial formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Mestre em Ciências Farmacêuticas pela UFPE e doutor em Ciências Biológicas em 2007 com período sanduíche na Université Lyon 1-França. Atualmente é professor da graduação em Ciências Biológicas do Campus V da UEPB, dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas e do Programa de Pós-Graduação em Inovação Terapêutica da UFPE, do Programa de Pós-graduação em produtos Naturais e Sintéticos Bioativos da UFPB e do Programa de Pós-Graduação em Química da UEPB, onde orienta a nível de mestrado e doutorado.

Autor e coautor de mais de 40 artigos científicos publicados em períodicos indexados nas áreas da fármacia e química, com um livro publicado “Doenças Negligenciadas sob a ótica da Química Medicinal”, e inventor com 13 pedidos de patentes depositas no INPI (BR) e um PCT, Francisco Jaime acumula a carreira acadêmica com a atividade de gestão, estando à frente da direção do CCBSA.  Tem diversos projetos aprovados em órgãos de fomento, e atua na área da Química Medicinal e Orgânica, com ênfase na Síntese e Planejamento de Fármacos, com foco na síntese, planejamento e avaliação de novas moléculas bioativas com potencial atividade antimicrobiana/antifúngica, psicotrópica, anti-inflamatórias, antitumorais e frente a doenças negligenciadas.

A escolha do paraninfo, realizada pelos estudantes por unanimidade, considerou a contribuição do docente para à Educação paraibana, em especial à UEPB, instituição na qual fez história ao integrar a equipe pioneira do Campus V e será encaminhada ao Consuni para aprovação.  A solenidade de Colação de Grau do semestre 2015.2 do Campus V será realizada no dia 7 de junho, às 10h, no auditório da reitoria da Universidade Federal da Paraíba.