Professor do CCBSA lança livro sobre Doenças Negligenciadas sob a ótica da Química Medicinal

6 de novembro de 2015

previewDivulgar uma categoria de doenças que são consideradas esquecidas ou negligenciadas pelo mercado farmacêutico e incentivar o desenvolvimento de pesquisas relacionadas a esse tema, é um dos objetivos da obra “Doenças Negligenciadas Sob a ótica da Química Medicinal”, organizada pelo professor do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas da Universidade Estadual da Paraíba, Francisco Jaime Bezerra Mendonça Júnior, em parceria com o professor da Universidade Federal de Alagoas, Thiago Mendonça de Aquino, que será lançada no dia 9 de novembro, às 17h, durante o I Workshop Nordestino de Química Medicinal e Doenças Negligenciadas, em Alagoas.

O livro está organizado em dez capítulos com uma introdução às Doenças Negligenciadas e o contexto brasileiro, uma abordagem sobre algumas Doenças Negligenciadas (leishmanioses, malária, tuberculose, dengue, toxoplasmose, hanseníase, teníase e cisticercose, doença do sono) e os metalofármacos usados no combate a diferentes doenças negligenciadas.

São consideradas doenças negligenciadas aquelas que são transmissíveis causadas por diversos agentes infecciosos e parasitários endêmicas em países subdesenvolvidos e populações de baixa renda, que habitam sobretudo os continentes Africano, Asiático e Americano (América do Sul e Central) e que, pelo fato de não despertar interesse das grandes empresas farmacêuticas, nem ser objeto de financiamento por parte dos governos, continuam com opções de tratamento inexistentes, precárias ou desatualizadas, sendo portanto doenças esquecidas ou desatualizadas.

De acordo com o professor Francisco Jaime a obra que será lançada é inédita devido à inexistência de livros com essa abordagem sobre o tema. O pesquisador ressalta a importância da implementação de pesquisas com esse enfoque e o desenvolvimento de fármacos voltados ao tratamento dessas doenças.

“Não existe nenhum livro nem em português nem em outro idioma que trate as doenças negligenciadas com enfoque na busca de medicamentos e alvos biológicos. Todos os livros desse tema falam do parasita e dos medicamentos utilizados, que já existem há 40 anos. Mostramos as pesquisas que são desenvolvidas para cada uma dessas doenças, estruturas químicas, os alvos biológicos que estão sendo explorados. Dessa forma, pretendemos tornar esse assunto mais conhecido e buscar caminhos para incentivar a pesquisa, considerando que estamos diante de uma lacuna no Brasil, que embora seja acometido, não incentiva o desenvolvimento de novos fármacos voltados ao tratamento destas doenças”, avalia o professor Francisco Jaime.

Com o objetivo de reunir trabalhos com essa abordagem diferenciada das doenças negligenciadas, foram escolhidos mais de 20 professores e pesquisadores das universidades federais de Campina Grande (UFCG), da Paraíba (UFPB), Rural de Pernambuco (UFRPE) e da Universidade de Lisboa, além dos autores organizadores da Ufal e da UEPB, que trabalham com química medicinal e desenvolvimento de novos fármacos, o que resultou na obra a ser lançada.

Além do lançamento do livro, o professor Francisco Jaime também ministrará, no dia 9 de novembro às 14h, durante o I Workshop Nordestino de Química Medicinal e Doenças Negligenciadas, a mesa de discussão “Protótipos orgânicos e inorgânicos na Química medicinal das doenças negligenciadas”.