Professor do campus V é convidado para ser editor de importante revista científica com destaque nas áreas de farmácia e química
Com destaque nas áreas de ensino, pesquisa e extensão o pesquisador do Câmpus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Francisco Jaime Mendonça Junior acaba de ser convidado para atuar por mais um ano como editor chefe de um volume especial do renomado periódico Oxidative Medicine and Cellular Longevity (OMCL), publicado pela editora Hindawi. Além da coordenação do docente, compuseram a equipe de editores os professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Luciana Scotti e Marcus Tullius Scotti, o proprietário da empresa Eminet Biosciences, o indiano Anuraj Nayarisserri, e o professor russo da Universidade da Carolina do Norte/EUA, Eugene Muratov.
Professor Francisco Jaime, que é bolsista de Produtividade em Pesquisa pelo CNPq, explica que a revista OMCL, com fator de impacto (FI) 5,07 faz parte de um grupo seleto de revistas classificadas pela CAPES com Qualis A1, que representa as revistas com maior impacto nas áreas da Farmácia e Química.
“Em 2019 eu mandei a proposta dessa edição e foi um sucesso. A partir disso, o editor me convidou para organizar um volume anual para eles. Este ano de 2020 publicamos mais uma edição e a perspectiva é que nos próximos 3 anos eu esteja a frente das outras edições especiais com a mesma temática: ‘Natural Bioactive Products with Antioxidant Properties Useful in Neurodegenerative Diseases’. Isso é fruto de anos e anos de trabalho. Só na UEPB são quase15 anos dedicados à pesquisa, com uma média de 10 artigos publicados por ano, ou seja uma centena de artigos publicados enquanto docente da UEPB em periódicos de alto fator de impacto na área. Então é um trabalho que vai sendo reconhecido pouco a pouco”, avalia o professor Francisco Jaime.
O tema do volume foi “Natural Bioactive Products with antioxidante Properties useful in Neurodegenerative diseases 2020” e contemplou artigos com tema voltado para o uso de plantas com potencial para o tratamento de doenças neurodegenerativas, como Parkinson, Alzheimer, esclerose lateral amiotrófica e esclerose múltipla. O volume consta de 18 artigos, publicados por pesquisadores do Brasil, China, África do Sul, Suíça, Polônia, México, Croacia, Egito, Estados Unidos da América, Tunísia e Índia. A íntegra dessa edição, pode ser encontrada no endereço eletrônico do períodico. Todos artigos publicados foram avaliados por consultores independentes que não podem possuir nenhuma relação com nenhum dos autores.
Professor Francisco Jaime foi o autor principal de um dos artigos que trata da seleção de lignanas (classe de moléculas que existem em algumas plantas) que possam ser úteis para o tratamento de Alzheimer. E o professor Ricardo Olímpio de Moura, conjuntamente com o pesquisador João Oshiro, ambos do programa de pós-graduação de Ciências Farmacêuticas da UEPB publicaram uma atualização do uso de substâncias produzidas pelas plantas que tem alguma eficácia para o tratamento da Esclerose Lateral Amiotrófica.
Texto e fotos: Juliana Marques