Professor da UEPB receberá prêmio durante Congresso Internacional de Ciências Farmacêuticas

5 de novembro de 2013

DSC04349modSelecionado entre estudos realizados por jovens pesquisadores de todo o mundo, o trabalho desenvolvido pelo professor Rodrigo Santos de Araújo, que é vinculado ao curso de Ciências Biológicas do Campus V da Universidade Estadual da Paraíba, será o único do país a receber o prêmio Travel Award, durante o 9º Congresso Internacional de Ciências Farmacêuticas (CIFARP), que acontece de 20 a 23 de novembro, em Ribeirão Preto, São Paulo.

Promovido pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP, em Parceria com a Associação Brasileira de Ciências Farmacêuticas (ABCF) e apoio do CNPq, o CIFARP reunirá mais de 1,2 mil profissionais e pesquisadores brasileiros e estrangeiros para discutirem temas como biotecnologia, metabolismo, cosméticos, terapia genética e uso de produtos naturais. Nesta edição do evento serão discutidas as novas tendências e os avanços científicos na área de Ciências Farmacêuticas.

O Travel Award foi criado com o intuito de estimular jovens cientistas e estudantes para participarem do evento e apresentarem as pesquisas e resultados com potencial promissor. Foram escolhidos os cinco melhores trabalhos internacionais, sendo quatro de pesquisadores do exterior e um do Brasil. A premiação renderá ao docente uma bolsa de 1 mil dólares, um certificado comemorativo, além do direito exibição permanente da pesquisa, numa área em destaque, durante o CIFARP.

O trabalho premiado é um estudo sobre a potencialidade de moléculas antifúngicas, voltado à análise específica do grupo metabólico das cumarinas, que possuem propriedades farmacológicas associados com anti-inflamatórios, antimicrobianos, antitumorais, e anticoagulantes. De acordo com Rodrigo de Araújo “o aumento da incidência de infecções fúngicas oportunistas, associadas a maior resistência às drogas antifúngicas atualmente em uso, tem destacado a necessidade de novas soluções nos estudos farmacológicos e bioquímicos. E, esta pesquisa foi desenvolvida com essa finalidade”.

Neste sentido, o estudo do docente da UEPB teve como coautores os pesquisadores Felipe Guerra, doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos (PPGPNSB) da UFPB; Luciana Scotti, bolsista de pós-doutorado no PPGPNSB da UFPB; Edeltrudes de Oliveira Lima, docente do PPGPNSB da UFPB; Ricardo Olímpio de Moura, docente do Departamento de Farmácia da UEPB; José Maria Barbosa Filho, coordenador do PPGPNSB da UFPB e o professor Francisco Jaime Mendonça Júnior, docente do curso de Ciências Biológicas do Campus V. As parcerias possibilitaram a síntese das moléculas, os testes de potencialidade dos antifúngicos e, na área computacional, a modelagem molecular para analisar as características de cada molécula.

Esta pesquisa é fruto do trabalho iniciado por Rodrigo de Araújo no Mestrado em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos da UFPB, em 2012, e que prossegue no Doutorado do PPGPNSB da UFPB, ambos sob orientação do professor José Maria Barbosa Filho, e coorientação do professor Francisco Jaime.

Egresso da turma pioneira do Bacharelado em Ciências Biológicas do Campus V da UEPB, Rodrigo de Araújo voltou à instituição em maio de 2013, como professor substituto responsável pelos componentes curriculares “Fundamentos de Química” e “Bioquímica Fundamental” e “Bioquímica Metabólica”, e comemora o reconhecimento pelas pesquisas que vem desempenhando com a premiação que receberá durante o CIFARP.

“Ter um projeto nosso premiado num evento desse porte é importante porque é uma possibilidade de criarmos uma visão positiva do Nordeste e da Paraíba, o que pode gerar inclusive novas parcerias para nossa pesquisa e o reconhecimento do nosso estado como um polo de pesquisas nesta área”, avalia o professor Rodrigo.

Outras informações sobre o CIFARP: http://www.cifarp.com.br