Pro-reitoria de Gestão de Pessoas convida servidores para participarem de evento de preparação da aposentadoria

12 de setembro de 2025

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) promove, no dia 25 de setembro, às 9h, no auditório do Departamento de Psicologia – Campus I da UEPB, o evento intitulado “Da Trajetória Profissional à Aposentadoria: A Importância do Planejamento Financeiro ao Longo da Carreira”, que integra as ações do Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA 2025). A palestra/oficina é destinada à servidores da UEPB em fase pré-aposentadoria, estendendo-se também a toda comunidade acadêmica.

O evento terá como ministrante a advogada, consultora e mestre em Desenvolvimento Regional (UEPB) Glauce Jácome. Com atuação de quase dez anos no Procon de Campina Grande, sendo seis como Coordenadora Executiva e Presidente do Conselho Municipal de Defesa do
Consumido, Glauce foi presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB/Campina Grande e conselheira da OAB local. É professora de Direito do Consumidor, Direito do Idoso e Ética Profissional. Atualmente pesquisa direitos difusos e proteção de grupos vulneráveis, como consumidores e idosos, relacionando-os com políticas públicas e desenvolvimento.

Dentre os objetivos da Palestra estão a promoção da conscientização sobre a importância do planejamento financeiro em diferentes etapas da carreira profissional; o encaminhamento de orientações práticas de organização financeira aplicáveis a todos os servidores, com
destaque para quem está em fase de aposentadoria; e a orientação sobre os direitos dos consumidores e das pessoas idosas, prevenindo situações de endividamento e vulnerabilidade.

A participação nesta palestra visa estimular o planejamento financeiro desde o início da carreira, concebido como uma estratégia preventiva diante dos diversos cenários econômicos do Brasil e do mundo. Trata-se de compreender a gestão financeira não apenas como responsabilidade individual, mas como um componente essencial de uma trajetória profissional sustentável e resiliente. Ademais, busca-se integrar conceitos de consumo consciente, proteção patrimonial e direitos do cidadão, articulando conhecimento teórico e práticas aplicáveis. Assim, os servidores são convidados a desenvolver uma perspectiva crítica e proativa, visando uma aposentadoria planejada.