Primeiro livro da coletânea Fundamentos da Educação é lançado no polo da EaD de João Pessoa

30 de março de 2016

Com a presença de autores, professores da educação básica, estudantes, servidores e docentes da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), foi realizada na noite desta terça-feira (29) no Polo de Educação a Distância da UAB/UEPB em João Pessoa, a segunda edição do lançamento do livro “Cotidiano escolar e práticas pedagógicas”, que integra a coletânea Fundamentos da Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares, editado pela Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB).

Organizado pelos professores Alessandro Frederico, Eliane Moura, Luciano Justino, Paula Almeida e Valmir Pereira, este trabalho é resultado da produção textual da turma 2013/2014 da Especialização Fundamentos da Educação oferecida pela Instituição.

A obra reúne 16 artigos produzidos pelos alunos especialistas e orientados pelos professores do curso, que tiveram o cotidiano escolar como seu foco de interesse, agrupado nos seguintes eixos temáticos: Prática pedagógica e cotidiano, Ensino/aprendizagem e as demandas contemporâneas da escola, Interdisciplinaridade e interculturalidade com éticas do diálogo, e Letras, artes e Educação Física na prática pedagógica contemporânea. A obra está disponível para aquisição na livraria da EDUEPB e deverá ser exposta em escolas públicas do Estado da Paraíba.

Os próximos livros da coletânea que serão lançados são “Tecnologias educacionais: mídias e práticas docentes”; “Educação do campo e sua inserção na agenda política educacional”; “A sociedade brasileira e as diferenças socioculturais”; “Diversidade, linguagens e formas de interação”. A obra “Tecnologias educacionais: mídias e práticas docentes” já se encontra em fase de finalização e abordará temas como o uso de recursos comunicacionais e computacionais aplicados à educação, aprendizagem colaborativa, educação a distância como prática de ensino, entre outros.

A pro-reitora de Ensino Médio, Técnico e Educação a Distância, professora Eliane de Moura, lembrou que essa segunda edição do lançamento foi pensada para contemplar os autores pessoenses e celebrar uma iniciativa pioneira da UEPB que é fruto de esforço coletivo de gestores, docentes da UEPB e professores da educação básica do estado que participaram da especialização em Fundamentos da Educação ofertada pela UEPB em todo o Estado da Paraíba.

“Reunimos trabalhos da especialização que já estavam sendo pensados no projeto do curso. Desde a concepção da especialização já prevíamos que nós iriamos editar uma coleção que teria as cinco áreas e linhas de pesquisa do projeto. Esse que estamos lançando é o primeiro, o segundo livro abordará novas tecnologias e deve ficar pronto até junho e os outros três livros da coleção devem ser lançados até dezembro. Este é o compromisso da UEPB, uma proposta inovadora de produzir um espaço de interlocução teórico-prática entre os professores da educação básica e os professores da Universidade”, explicou a professora Eliane Moura.

Um dos autores do livro “Cotidiano escolar e práticas pedagógicas”, Celso Gomes Neto, que abordou a aproximação pedagógica entre Matemática e Geografia, festejou a publicação do seu trabalho não só como forma de conscientizar a comunidade escolar e acadêmica sobre a possibilidade de utilização das práticas interdisciplinares nas metodologias educacionais mas, como uma experiência que marca seus 30 anos de magistério.

“Nessa época em que a UEPB faz 50 anos e eu com 30 anos de ensino, a maior herança que eu poderia deixar é um produto que é fruto da minha experiência de aproximação entre a Geografia e Matemática. Achei fantástica a possibilidade de mostrar que os métodos interdisciplinares facilitam o aprendizado dos estudantes”, avaliou o professor Celso.

 

Durante o lançamento do livro, o reitor da UEPB, professor Antônio Rangel Júnior, relembrou a trajetória de crescimento do Campus de João Pessoa e a importância dos cursos de educação a distância para o processo de inclusão social e formação acadêmica e profissional em todo o Estado da Paraíba.

“A UEPB chegou em João Pessoa em 2006, a partir de um grande projeto de expansão. E hoje, com três cursos de graduação e um curso de pós-graduação consegue, a despeito de grandes adversidades, ter um dos centros mais produtivos e criativos de toda a UEPB, com uma produção considerável em todas as áreas. Além disso, conta com um polo de educação a distância que possibilita a inclusão social por meio dos cursos que são ofertados para a comunidade de todo o estado”, avaliou Rangel Júnior.

Na oportunidade, o reitor também comemorou a consolidação da proposta de graduação tecnológica em gestão pública voltada à capacitação de servidores públicos em atividade.

“Estamos olhando para o horizonte com um grande projeto que envolve a graduação tecnológica em gestão pública. A meu ver essa será uma das maiores contribuições à estrutura pública do Estado da Paraíba. Como somos uma universidade talhada no desafio, e, sem dúvida, uma grande lacuna seja a formação para o desenvolvimento, uma vez que muitas vezes presenciamos problemas de uso de recursos, ingerência, que ocorrem por falta de capacitação dos servidores para lidar com questões inerentes à carreira pública, esse curso tem o objetivo de fornecer essa formação específica”, avaliou Rangel Júnior.

Durante a solenidade de lançamento do livro também foi realizada uma apresentação cultural da banda formada pelo professor Henrique França e estudantes do curso de Arquivologia da UEPB, vinculadas ao projeto “Uma proposta dialógica de ensino de gêneros acadêmicos: nas fronteiras do projeto SESA”, que utiliza a música para o estudo de gêneros acadêmicos.