PPGDARQ realiza uma uma programação alusiva ao dia do(a) arquivista e dos(as) professores(as)

24 de outubro de 2025

 

 

O Programa de Pós-graduação em Gestão de Documentos e Governança Arquivística (PPGDARQ) promovido por meio de uma  parceria entre a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), realizou uma série de atividades alusivas ao dia do arquivista, celebrado em 20 de outubro, e ao dia das professoras e professores, que é em 15 de outubro.

No dia 20 de outubro, na Sala Marielle Franco, foi promovido um café da manhã com a presença da diretora geral do Arquivo Nacional, Mônica Lima; do coordenador-Geral de Articulação de Projetos e Internacionalização (CGAPI) do Arquivo Nacional, Marcelo Nogueira de Siqueira; da diretora do Centro de Ciências Biológicas e Sociais aplicadas da UEPB, professora Brigida Lucena; da coordenadora do PPGARQ, professora Eliete Correia dos Santos, e de docentes do referido Programa, do curso de Arquivologia e representantes da Associação de Arquivistas da Paraíba (AAPB).

Para a professora Eliete Correia dos Santos a parceria com o Arquivo Nacional representa um marco fundamental para o fortalecimento da Arquivologia no Brasil e para o desenvolvimento de ações conjuntas entre ensino, pesquisa e preservação da memória. “Essa colaboração permite a troca de experiências, o compartilhamento de boas práticas e a consolidação de uma rede institucional que valoriza a gestão documental e o acesso à informação. A presença de representantes do Arquivo Nacional em nossas atividades reafirma o compromisso mútuo com a formação de profissionais críticos e engajados, capazes de contribuir para a construção de políticas arquivísticas mais sólidas e inclusivas em todo o país”, avalia.

A docente declara que a celebração conjunta do Dia do Arquivista e o Dia do Professor é uma forma de reconhecer a importância de duas categorias que se complementam na missão de preservar e transmitir o conhecimento. “É um momento de gratidão e homenagem a todas essas pessoas que dedicam suas vidas à educação e à salvaguarda da memória coletiva. Hoje, mais do que nunca, reforçamos nosso compromisso com a valorização dessas profissões essenciais, que sustentam a história, a cultura e o futuro de nossa sociedade. Que essa celebração inspire novas parcerias, novos projetos e um contínuo diálogo entre a memória e o ensino”, acrescenta a professora Eliete.

Também foi realizada uma visita ao Arquivo Público do Estado da Paraíba para acompanhar o trabalho técnico e institucional desenvolvido na preservação do patrimônio documental paraibano. A programação foi encerrada com o acompanhamento da abertura oficial do Encontro Nacional dos Estudantes de Arquivologia (ENEARQ), que contou com a participação dos professores Daniel Flores e Kátia Isabelli, apresentando provocações e perspectivas fundamentais para os desafios contemporâneos da Arquivologia brasileira.

Texto: Juliana Marques