PPGDARQ promove Seminário de Planejamento Estratégico e recebe visita de coordenador de área da Capes

12 de dezembro de 2024

Este slideshow necessita de JavaScript.

O Programa de Pós-graduação em Gestão de Documentos e Governança Arquivística (PPGDARQ), oferecido de forma associativa entre a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizou, nos dias 5 e 6 de dezembro, o Seminário de Planejamento Estratégico.

O primeiro dia de evento contou com palestras “A modalidade profissional da área de comunicação, informação e museologia”, ministrada pelo Coordenador dos Programas Profissionais da área de Comunicação, Informação e Museologia na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), professor Eliezer Pires da Silva; e “Prática de implementação associada em um PPG: um case de sucesso”, que teve como ministrante o professor da UFPB, Giorvan Alves. Essas atividades foram realizadas no auditório 211, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa.

Também foram realizadas visitas técnicas do professor Eliezer Pires ao Bloco de Pós-Graduação da UFPB e do Câmpus V da UEPB, seguida de reunião com o corpo docente do PPGDARQ. Na oportunidade, o docente conheceu os laboratórios, ambientes administrativos e salas de aula utilizados pelo referido Programa.

De acordo com a coordenadora do PPGDARQ, professora Eliete Santos, o Evento buscou promover a troca de conhecimentos enfatizando questões como a necessidade de organização para a elaboração e submissão dos relatórios na plataforma Sucupira. Além disso, foram realizadas visitas técnicas na UFPB e UEPB, assim como reuniões com os corpos docentes dessas instituições, promovendo a integração acadêmica e alinhando os objetivos estratégicos das duas universidades. “A atividade contribuiu para o aprimoramento das estratégias acadêmicas na área, visando um fortalecimento contínuo da qualidade do PPGDARQ”, avalia.

Para a coordenadora adjunta do PPGDARQ, professora Meriane Vieira, essas atividades são relevantes para fortalecer o planejamento estratégico do programa e promover a integração acadêmica, em alinhamento com os objetivos das duas instituições. O professor Eliezer evidencia que a vinda à Paraíba foi uma oportunidade valiosa de conhecer o potencial do PPGDARQ e contribuir com o avanço da Arquivologia Brasileira, especialmente na formação de recursos humanos de excelência e na produção de pesquisas de alto impacto.

“Destaco a qualidade da infraestrutura física, além da mobilização dos docentes e a relevante demanda atendida pelo Programa. Atualmente, Paraíba e Rio de Janeiro compartilham um papel de liderança e protagonismo para a pesquisa em Arquivologia no país, consolidando a importância estratégica dessas regiões no fortalecimento da área”, declara Eliezer.

Idealizado desde 2014, o PPGDARQ foi aprovado em 2023 com a missão de gerar e difundir conhecimentos de governança e gestão arquivística por meio do ensino, da pesquisa e da inovação contínua para contribuir com o desenvolvimento sustentável, educacional e sociocultural do País, particularmente no Estado da Paraíba ao formar cidadãos éticos para o exercício da profissão. Atuando de forma associativa entre UEPB e UFPB, o programa conta com duas linhas de pesquisa: “Arquivologia e suas dimensões interdisciplinares” e “Saberes e Fazeres Arquivísticos para a Governança”.

Texto: Juliana Marques.