Portal do Governo Federal disponibiliza acesso gratuito a mais 3 mil obras literárias, artísticas e científicas

30 de outubro de 2013

dominio-publicoFernando Pessoa, Machado de Assis, William Shakespeare, Eça de Queiroz, Joaquim Manuel de Macedo, José de Alencar, são alguns dos autores cujas obras são disponibilizadas no “Portal Domínio Público”, criado pelo Governo Federal com a proposta de compartilhar conhecimentos de forma equânime, colocando à disposição de todos os usuários da Internet uma biblioteca virtual de referência para professores, estudantes, pesquisadores e para a população em geral.

Ao todo são mais de 3.500 obras cadastradas desde que o site foi lançado, em 2004. Mantido pelo Ministério da Educação o portal busca contribuir para o desenvolvimento da educação e da cultura, aprimorando a construção da consciência social, da cidadania e da democracia no Brasil.

Para ter acesso às obras basta possuir um computador com acesso à Internet, acessar o endereço eletrônico: http://www.dominiopublico.gov.br, e realizar a busca de material. O conteúdo pode ser utilizado inclusive por estudantes do ensino médio, uma vez que muitas das obras são indicadas como referências dos componentes curriculares vinculados à educação básica e de vestibulares em todo o país.

Segundo a estudante do 6º período do curso de Arquivologia, Mayara Machado, é importante que os estudantes conheçam e utilizem essa ferramenta que pode auxiliá-los no estudo. “Infelizmente poucas pessoas conhecem esse site, mas, essa iniciativa do Governo é bastante louvável e cumpre um dos princípios mais defendidos por nós que somos da ciência da informação que é possibilitar o acesso à informação”, destacou.