Pesquisas de estudantes do curso de Ciências Biológicas são premiadas em evento realizado no sertão paraibano
Com pesquisas voltadas ao estudo da Ecologia e Biologia Geral, áreas nas quais o curso possui ênfase, os graduandos do bacharelado em Ciências Biológicas do Campus V da universidade Estadual da Paraíba (UEPB), comprovam a maturidade alcançada ao longo dos anos de estudos, através da aprovação em seleções de pós-graduação, publicações em periódicos conceituados e premiações em eventos de destaque regional, nacional e internacional. Os estudantes Ignácio Evaristo, Anna Gabrielly Duarte e Raissa de Fátima da Costa são exemplos dessa realidade. Todos receberam menções honrosas pelas pesquisas apresentadas durante o Encontro de Ciências Biológicas do Sertão Paraibano, realizado de 12 a 14 de maio, em Patos, Paraíba.
O trabalho das estudantes Anna Gabrielly Duarte e Raissa de Fátima da Costa, que contou com a orientação da professora Brígida Thais Lucena, intitulado “Identificação de bactérias edáficas em uma Área de conservação do Semiárido paraibano”, foi escolhido entre as pesquisas da área de “Ciências do solo”. O objetivo desse estudo é identificar os principais grupos bacterianos presentes no solo da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), no semiárido paraibano, a partir do sequenciamento parcial do gene ribossomal 16S.
“O entendimento da ecologia de microrganismos pode ser um importante contribuinte ao manejo e conservação do solo, pois a riqueza e diversidade genética e metabólica desses microrganismos influenciam principalmente a resposta a perturbações ambientais, pelas alterações bióticas e abióticas no solo refletirem diretamente sobre a estrutura e composição das comunidades biológicas. Diante disto, o presente trabalho contribuirá para ações futuras direcionadas à preservação e ao uso sustentável do semiárido brasileiro”, avaliam as autoras.
E a pesquisa de Ignácio Evaristo, que foi produzida em parceria com as professoras Enelise Amado e Tacyana de Oliveira, “A influência da maré na atividade da enzima anidrase carbônica na hemolinfa de Crassostrea brasiliensis em ambiente natural”, recebendo menção honrosa na categoria “Biologia animal”, aborda a interferência da variação da maré no funcionamento fisiológico das ostras em ecossistemas costeiros como a praia do Cabo Branco.
O estudante atribui o esforço pessoal e apoio das orientadoras para a conquista de resultados expressivos relacionados ao estudo desenvolvido. “Desenvolver pesquisa requer muita dedicação e perseverança, pois pesquisa não se faz de qualquer forma, é preciso de muita responsabilidade. Agradeço principalmente à minha orientadora, professora Enelise Amado, por me apoiar nesse projeto pioneiro na área de fisiologia animal. O prêmio serviu como um estimulante para dar continuidade ao trabalho. Acredito que esse trabalho ainda renderá bons frutos”, avaliou Ignácio.
Com ênfase em Ecologia e Biologia Geral, o bacharelado em Ciências Biológicas do Campus V da UEPB busca formar profissionais preparados para conhecer a diversidade biológica para a construção de uma visão ampla dos diversos aspectos dos problemas ambientais e suas implicações sociais. O corpo docente do curso é formado por mais de 90% de doutores que além de atuar no ensino, desenvolvem projetos de extensão e atividades de pesquisa que possibilitam a aprovação em editais de financiamento, permitindo o incremento dos laboratórios com a aquisição de equipamentos que auxiliam na formaçãoa. A estrutura atual do curso conta com 9 laboratórios: didático, de Anatomia, Ictiologia, Sistemática e Conservação de Collembola, Síntese e Vetorização de Moléculas, Ecologia, Botânica, Multidisciplinar e Laboratório de Estudos Sociológicos (LABES).