Pesquisadores do CCBSA lançam livro que servirá de referência nos estudos para a paz
Com o objetivo de atender a uma demanda por literatura em língua portuguesa na área de estudos para a paz, um grupo de pesquisadores do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), realiza na segunda-feira (25) às 14h, por meio da plataforma digital Cisco Webex, o lançamento do livro “Estudos para a paz: conceitos e debates”, que é organizado pelos pesquisadores Paulo Kuhlmann, Marcos Alan Ferreira e Roberta Maschietto, e produzido em parceria com acadêmicos do Brasil, Portugal, Moçambique e Estados Unidos.
A introdução da obra intitulada “Os estudos para a paz e o Brasil”, que foi escrita pelo professor Paulo Kuhlmann em conjunto com os pesquisadores Marcos Alan Ferreira e Roberta Maschietto, busca apresentar o livro, um histórico dos estudos para a paz no Brasil e compilar os diversos grupos que atuam nessa área no país.
O livro conta com o capítulo “Não violência e movimentos pela paz”, também de autoria do professor Paulo Kuhlmann em parceria com a pesquisadora do Grupo de Estudos de Paz e Segurança Mundial (GEPASM/UEPB) e mestre em Relações Internacionais pela UEPB, Catarina Bezerra; também é apresentada a discussão “Identidade, cultura e religião nos estudos para a paz”, que é mediada pela pesquisadora do curso de Relações Internacionais da UEPB, Sílvia Garcia Nogueira.
São apresentados também os capítulos “Arte e construção da paz”, escrito a partir da parceria entre o professor Paulo Kuhlmann e o egresso em Relações Internacionais da UEPB e doutorando em Sociologia na UFPB, Luís Eduardo Ramos e a graduada e mestre em Relações Internacionais pela UEPB, Suerda Gabriela de Araújo. Neste item é apresentada a experiência do Projeto Universidade em Ação (PUA) da UEPB; e “Compreender para mudar”, escrito pelos docentes da UEPB, Fábio Nobre e Sílvia Garcia Nogueira em conjunto com a pesquisadora Roberta Maschietto.
De acordo com o professor Paulo Kuhlmann esse livro foi pensado a partir da articulação da Rede de Pesquisas sobre Paz, Conflitos e Estudos Críticos de Segurança que reúne diversos pesquisadores que estudam a temática. “Ainda não havia um livro sobre esse tema em português que pudesse servir de referência teórica e prática, então foram reunidos os trabalhos e estudos de diversos pesquisadores que conseguimos articular”, explicou o docente.
Interessados em acompanhar o lançamento, pela plataforma digital Cisco Webex a partir das 14h, devem solicitar inscrição até domingo (24), pelo e-mail rhmaschietto@gmail.com. Na mensagem, devem ser indicados nome e vínculo institucional.
Texto: Juliana Marques