Pesquisadores do Campus V têm 4 projetos aprovados em edital universal do CNPq
Os investimentos realizados na área de pesquisa e a qualificação do corpo docente da Universidade Estadual da Paraíba foram imprescindíveis para a aprovação de 18 projetos de pesquisadores da instituição, no Edital Universal do Conselho Nacional e Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), quatro destas propostas são de docentes do Campus de João Pessoa.
Foram aprovados para a faixa A, que prevê financiamento de até 30 mil reais, os projetos dos docentes: Carlos Enrique Ruiz, na área de Antropologia, Arqueologia, Política direito, Relações Internacionais e Sociologia; Brigida Thais Luckwu de Lucena, na área de Microbiologia e Parasitologia; Enelise Marcelle Amado, com uma pesquisa no campo das Ciências Ambientais e Francisco Jaime Mendonça, na área de Farmácia, todos estes vinculados ao Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas, Campus V da UEPB.
O edital do MCTI/CNPq Nº 14/2013 selecionou projetos de pesquisadores de instituições de todo o país, que objetivassem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e inovação do País, em qualquer área do conhecimento. Dentre os critérios de seleção das propostas foram considerados aspectos científicos, tecnológicos e de inovação, qualidade e originalidade do projeto, qualificação do coordenador, adequação do cronograma de execução e do dimensionamento dos recursos solicitados, potencial de impacto, entre outros.
As propostas aprovadas devem ser iniciadas até novembro de 2013 e o prazo de execução dos projetos é de 36 meses. Os recursos dos financiamentos são destinados ao custeio de material de consumo, despesas de terceiros, instalações, equipamentos, diárias, passagens, bolsas de iniciação científica e apoio técnico, entre outras despesas.
A professora Brigida de Lucena, que foi contemplada com o projeto “Bioprospecção de bactérias em solo da caatinga no semiárido da Paraíba”, destacou a importância da aprovação neste edital, concorrendo com a “elite” dos pesquisadores de todo o país, o que demonstra o potencial e interesse dos docentes da UEPB em colaborar com o fortalecimento do conhecimento científico. A docente acrescenta ainda que a implementação dessas propostas possibilitará a montagem de estruturas e o aprofundamento das pesquisas nas áreas dos projetos aprovados. “Nós pretendemos realizar um inventário das bactérias presentes nesses ecossistemas, selecionar os micro-organismos que realizam bioprocessos importantes e potencializar a capacidade de aplicação destes na indústria, particularmente no ramo da petroquímica” destacou a docente.
Confira o resultado aqui.