Pesquisadores, discentes e egressos da UEPB participam do Congresso Latino-Americano de Pesquisa para a Paz

9 de agosto de 2021

“Um novo normal é possível e necessário”, esse foi o lema do 12º Congresso Latino-Americano de Pesquisa para a Paz realizado entre os dias 3 e 7 de agosto, com a participação de pesquisadores, discentes e egressos da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), vinculados aos cursos de graduação e pós-graduação e Relações Internacionais, que apresentaram estudos, mediaram debates e tiveram contato com as reflexões relacionadas à crise social, política e econômica que atravessa a América Latina, agravada desde 2020 pela pandemia covid-19, e os caminhos de superação dessas dificuldades a partir de experiências expostas durante o evento.

Ao todo o Congresso, promovido pelo Conselho Latino-Americano de Pesquisa para a Paz (Claip), Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) e Universidade Nacional Autônoma de Honduras (UNAH), por meio do Instituto Universitário para a Democracia , Paz e Segurança (IUDPAS) contou com mais de 200 trabalhos acadêmicos, comunicações orais, livros, experiências e intervenções artísticas, com a participação de cerca de 400 autores de todo o mundo. Algumas das ações com a colaboração do coordenador do Grupo de Estudos de Paz e Segurança Mundial da UEPB (GEPASM/UEPB),  professor Paulo Kuhlmann, que integrou o comitê acadêmico e mediou algumas mesas e discussões durante o evento.

“O Congresso contou com a participação de diversas pessoas da UEPB. Eu participei de painéis, exposição em mesa, como mediador, quase todos os dias, foi uma experiência importante porque reuniu pesquisadores de paz em toda a América Latina. Além disso, estou feliz porque fui convidado a fazer parte do  Conselho Latino-Americano de Investigações para a Paz (Claip), por fazer parte dessa associação de uma maneira intensa”, avalia o professor Paulo Kuhlmann.

Todas as apresentações ficaram gravadas no canal do Claip.

Texto: Juliana Marques