Pesquisadores da UEPB e de Portugal estudam as condições ecológicas dos estuários da Paraíba
“Que lições retirar do funcionamento ecológico em sistemas estuarinos da Paraíba? Análise do efeito de perturbações naturais e antrópicas”, esse é o título do projeto coordenado por pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação (PPGEC) da Universidade Estadual da Paraíba, que foi contemplado pelo edital Ciências sem Fronteiras, na linha “Pesquisador visitante”, que traz à Paraíba a pesquisadora do Instituto de Mar e Ambiente (IMAR-CMA) vinculado à Universidade de Coimbra, em Portugal, Joana Mateus Patrício.
A participação da professora Joana Patrício nesta pesquisa foi viabilizada considerando a experiência e a destacada produção científica na área de ecologia de sistemas costeiros e estuarinos. Esta cooperação tem o intuito de propiciar a formação avançada em nível de pós-graduação; o desenvolvimento de ações de investigação em colaboração entre IMAR e PPGEC, tendo em conta a utilização e adaptação de ferramentas de avaliação da condição ecológica em ecossistemas aquáticos estuarinos.
O projeto deve ser executado até dezembro de 2015 nas dependências dos Câmpus I e V da UEPB, e insere-se numa estratégia institucional de consolidação e expansão do estudo de Ecologia e Conservação de Ecossistemas Costeiros e Marinhos. Neste contexto, busca-se o desenvolvimento e a adequação do uso de ferramentas de avaliação da condição ecológica em ecossistemas estuarinos tropicais. Os estudos serão realizados no Rio Paraíba do Norte, que é localizado na região metropolitana de João Pessoa e é considerado muito impactado no aspecto ambiental, e o estuário da Barra de Mamanguape, localizado na Área de Proteção Ambiental de Barra de Mamanguape, e é tido como bem preservado.
De acordo com a professora da UEPB Ana Lúcia Vendel, que integra a pesquisa, “os resultados obtidos para estes estuários poderão servir de parâmetro para outros ecossistemas estuarinos tropicais, constituindo uma relevante e inovadora contribuição científica na compreensão e manejo destes importantes sistemas naturais”. Estão envolvidos no projeto os professores da UEPB, Ana Lúcia Vendel, Thelma Lúcia Dias, André Luiz Pessanha, Joseline Molozzi, Ênio Wocyli Dantas, José Etham Barbosa, e outros dez docentes, técnicos e estudantes de mestrado e graduação da UEPB.
O projeto recebeu financiamento de R$ 142.365,84 para material de custeio e capital e bolsas para pesquisadores, com recursos provenientes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Capes. A iniciativa encontra-se em fase inicial de execução, com a primeira tarefa do projeto voltada à caracterização hidrológica, físico-química e biológica dos estuários paraibanos, prevista para ocorrer de 2 a 23 de agosto, sendo de 5 a 9 de agosto a visita ao Estuário de Barra de Mamanguape, e de 17 a 20 de agosto, a ida ao Rio Paraíba do Norte. Esta primeira etapa contará com a participação da professora portuguesa Joana Mateus Patrício.
A equipe envolvida no projeto destaca que a iniciativa possibilita não só o intercâmbio entre grupos de pesquisa nacional e internacional, como busca suprir uma lacuna de estudos de caráter mundial que analisem, de forma integrada e simultânea, a estrutura e o funcionamento de comunidades com interesse ecológico e econômico em sistemas estuarinos tropicais. “A perspectiva é que esta pesquisa contribua de forma real para a criação e implementação de legislação no sentido de proteger e conservar ecossistemas de fronteira entre o ambiente terrestre e o marinho”, avalia a professora Ana Lúcia Vendel.