Em Mônaco: docente do CCBSA representa o Brasil em reunião do grupo de especialistas em cavalos-marinhos da União Internacional para a Conservação da Natureza

20 de dezembro de 2024

Entre 25 e 28 de novembro, foi realizada a primeira reunião presencial do Grupo de Especialistas em cavalos-marinhos, peixes-achimbo e dragões-marinhos da Comissão para a Sobrevivência das Espécies, União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN SSC Seahorse, Pipefish and Seadragon Specialist Group, https://www.iucn-seahorse.org/). A convite do Département des Relations Extérieures et de la Coopération do Governo de Mônaco, o evento contou com a participação de 43 especialistas de 23 países. Liderados pela pesquisadora Amanda Vincent (Project Seahorse, University of British Columbia), os especialistas tiveram quatro dias de trabalho intenso voltado para discussões e ações direcionadas à conservação desses peixes incríveis.

A professora do curso de Ciências Biológicas do Câmpus V, Tacyana Oliveira, fez uma pausa na sua licença maternidade para participar da reunião. Ponto focal da América do Sul e representante do Brasil no grupo de especialistas, Tacyana ressaltou a importância do evento: “Os cavalos-marinhos e seus ‘parentes’ são espécies mundialmente ameaçadas de extinção. O IUCN SSC SPS SG atua como autoridade global para a conservação desses peixes e envolve experts de todo o mundo que se dedicam à proteção e manutenção das populações desses animais e de seus habitats, como estuários, manguezais, recifes e bancos de capim-marinho, que também se encontram ameaçados e têm uma importância imensa para a biodiversidade marinha”, avalia.

Para a professora, “participar da reunião foi uma experiência única, principalmente pela oportunidade de reencontrar bons amigos e conhecer novos colegas presencialmente, após anos das reuniões virtuais, e podermos trabalhar perspectivas e experiências fantásticas com o objetivo claro de direcionar o melhor do conhecimento e ações para essas espécies únicas de peixes que precisam de atenção e proteção urgentes”. Tacyana coordena o Laboratório de Peixes e Conservação Marinha (LAPEC), no Câmpus V da UEPB, onde são desenvolvidos projetos de pesquisa e extensão aplicados à conservação marinha. O LAPEC conta com alunos de graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) e de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Etnobiologia e Conservação da Natureza (PPGEtno), atuando em uma abordagem multidisciplinar para a proteção e recuperação dos cavalos-marinhos e dos seus habitats no Brasil, juntamente com órgãos ambientais, comunidades locais e outros setores da sociedade.