Pesquisador egresso do curso de Relações Internacionais publica artigos no Le Monde Diplomatique e no site da London School of Economics
O pesquisador egresso do curso de Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Lauro Accioly Filho, publicou recentemente dois artigos com a temática da desinformação no Le Monde Diplomatique e no site da London School of Economics.
Atualmente doutorando em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP/UNICAMP/PUC-SP), Lauro Accioly cursou a graduação e o mestrado em Relações Internacionais da UEPB. Neste período em que estava vinculado à UEPB foi aprovado para cursar parte do Mestrado na American National University, nos Estados Unidos, com apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ). Lauro Accioly é um exemplo de como o alto nível das pesquisas desenvolvidas na UEPB e o engajamento individual dos estudantes durante a formação pode projetá-los a outras conquistas.
A publicação do Le Monde Diplomatique versa sobre o impacto das deepfakes para a propagação de desinformação. Nascido em 1954 na França, o Le Monde Diplomatique é publicado em 25 idiomas e tem uma tiragem de 2,4 milhões de exemplares. Tornou-se também uma referência mundial para indivíduos, movimentos e organizações que buscam transformações sociais e humanas e discutem alternativas ao status quo. Suas páginas trazem à luz questões altamente relevantes, muitas vezes negligenciadas pela grande imprensa, contribuindo para a crítica ao pensamento único e para a construção de novos paradigmas. No Brasil, o Le Monde Diplomatique surgiu em versão impressa em 2007 por iniciativa do Instituto Polis e de uma série de apoiadores que viam no original francês uma publicação fundamental para estimular o pensamento crítico, a reflexão e o debate de temas prementes da sociedade. A partir de 2011, a organização não-governamental Palavra Livre foi criada para assumir a gestão da publicação no Brasil.
Já o artigo publicado no site da London School of Economics trata sobre como a desinformação e a insegurança sobre a imigração alimentaram uma fiscalização mais severa nas fronteiras. Com o objetivo de aumentar a compreensão pública das ciências sociais no contexto da política americana o site da London School of Economics tem um foco amplo e multidisciplinar, cobrindo todos os aspectos de governança, economia, política, cultura e sociedade nos Estados Unidos e em seus vizinhos continentais, Canadá e México.
Texto: Juliana Marques