Pesquisa de docente da UEPB com foco na área de descarbonização é destaque em periódico internacional

11 de julho de 2024

O professor José Wilker de Lima Silva, coordenador adjunto do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e um dos coordenadores do Laboratório de Empreendedorismo, Gestão e Inteligência (LABEGI) da Universidade Estadual da Paraíba, é destaque no International Journal of Greenhouse Gas Control, um dos periódicos mais relevantes no tema “descarbonização” e classificado no mais alto nível do sistema Qualis CAPES (A1) na Área de Engenharias III, com o artigo intitulado  “Generalized functionals for qualification of geological carbon storage injection sites”.

O artigo, produzido em coautoria com os professores da Universidade Federal da Paraíba,  Moises Dantas dos Santos e Gustavo Charles Peixoto de Oliveira, é produto do projeto CO2SS, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que investiga a adequabilidade de locais para armazenamento geológico de carbono através de métodos computacionais.

No estudo, o professor José Wilker, sob a orientação do professor Gustavo Oliveira, propôs uma abordagem inovadora para a avaliação de locais potenciais para o armazenamento geológico de CO₂. O estudo tem como objetivo subsidiar novos empreendimentos da cadeia da CCUS (do inglês carbon capture, utilization and storage) nacional, estimulando pesquisas sobre reuso de poços de petróleo e ampliando a base de conhecimento sobre o assunto em nosso país.

“No contexto da transição energética, a metodologia adotada oferece um subsídio à tomada de decisão através dos recursos da engenharia computacional, considerando fatores geológicos, geofísicos e de engenharia, como capacidade de armazenamento do gás, permeabilidade, pressão do reservatório. Significativo para o avanço acadêmico do estado, este resultado impulsiona a cooperação interinstitucional entre as principais universidades paraibanas e abre um novo horizonte para a pesquisa no estado”, avalia José Wilker.

O professor José Wilker evidencia que a colaboração entre a UEPB e a UFPB tem sido fundamental para abrir novos horizontes na pesquisa em engenharia computacional no Estado da Paraíba. “Este trabalho conjunto não apenas fortalece a produção científica, mas também cria um ambiente propício para a inovação e o avanço tecnológico nas áreas de engenharia, matemática aplicada e ciência de dados, conjugando os esforços institucionais para a preparação recursos humanos envolvidos com a “diplomacia científica antecipatória”, que envolve a integração de insights científicos com processos diplomáticos para elaborar políticas e estratégias que possam lidar com questões emergentes antes que se tornem crises. Neste contexto, a transição energética e a descarbonização são assuntos cruciais, explica.

De acordo com o docente, além de avanços científicos, a colaboração entre a UEPB e a UFPB tem desempenhado um papel crucial na promoção de cursos de graduação na área de ciência de dados e sua integração com áreas clássicas. A aliança de competências na área do ensino, com os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas na UEPB e Ciência de Dados e Inteligência Artificial na UFPB, bem como na pesquisa, com a integração entre o LABEGI e o TRIL lab, da UFPB, promoverá a preparação de uma nova geração de profissionais em áreas estratégicas nos campos das ciências exatas e computação.

Acesse o artigo aqui.