Palestra de Arquivologia reúne gestores paraibanos para apresentar a importância dos arquivos
Com a presença de gestores de instituições públicas e privadas, além de discentes, docentes e profissionais, foi realizada na noite da última quinta-feira (29), no auditório do Campus V da Universidade Estadual da Paraíba, a palestra “Vislumbrando o potencial dos arquivos nas instituições”, evento organizado pelos estudantes do 5º período (noite) do curso de Arquivologia da UEPB, vinculados ao componente curricular “Gestão de serviços Arquivísticos”.
A mesa de abertura contou com a participação da coordenadora do evento, professora Esmeralda Porfírio Sales, o coordenador adjunto do curso de Arquivologia, professor José Washington Medeiros e a arquivista Andreia Freitas, que foram os palestrantes, além do representante dos discentes, Dário Venceslau. As estudantes de Arquivologia, Auricelia Mª da Silva e Daniela Escolástica, realizaram uma apresentação de Xaxado e Côco.
O professor José Washington destacou o contexto histórico, político e sociocultural da sociedade da informação no Brasil, apresentando a área de Arquivologia e a importância da formação arquivística para as atividades de gestão. “A sociedade da informação é um projeto governamental, uma política pública instituída, que chegou ao Brasil e a partir daí muitas redefinições se deram, como, por exemplo, o fortalecimento e o aparecimento de novas profissões da informação, como a formação arquivística, que embora não seja tão recente, ganhou novas perspectivas de atuação a partir desse período”, explicou o docente.
A arquivista, egressa da UEPB, Andreia Freitas, que em seu Trabalho de Conclusão de Curso, em 2011, apresentou uma proposta de oferta de criação da Empresa Jr de Arquivologia, abordou os diversos serviços arquivístico que podem ser oferecidos nas instituições, tais como organização de acervos, descrição documental, elaboração de políticas de preservação de acervo, enfim atividades de gestão documental.
Nessa perspectiva, a professora Esmeralda Sales, também abordou a importância dos serviços prestados pelo profissional arquivista, os desafios da profissão, as perspectivas de atuação, apresentando ao público o potencial dos arquivos para as instituições.
Para o gerente da Wurth do Brasil, Adeilton Alexandre dos Santos, a iniciativa fez com que os gestores convidados a participar do evento pudessem valorizar o arquivo e a necessidade de um profissional habilitado para atuar na gestão documental. “Nós não dávamos valor ao arquivo e ao arquivista, por não termos a dimensão da importância do trabalho desempenhado para alcançarmos resultados positivos. E essa palestra abriu nossas mentes, discutimos aqui questões que nós nem sabíamos que existiam, como os prazos dos documentos, a necessidade de preservação, enfim para nós, essa aproximação com a universidade é muito valiosa”, avalia o gestor.
Após a palestra, foram realizados sorteios de brindes doados pelo patrocinador e empresas que apoiaram a iniciativa. O evento foi patrocinado pela Nova Construtora, e contou com apoio da Tv Tambaú, Saudental, Nobel, Livraria Moinho de Letras, Livraria Prática Forense, Disk Publicidade, Copy Cyber, Vilitole Luminárias, O Sebo Cultural, Mc Cartuchos e Cópias, Maria Adocicada, Regis Soares e Sonho Doce.