Núcleo de Línguas do Campus V realiza workshop de estudos linguísticos em língua espanhola para brasileiros

18 de outubro de 2016

 

img_1652edit

Uma das línguas mais faladas no mundo, com uma aparente familiaridade com o português e que está presente no dia a dia de muitos brasileiros moradores de locais de fronteira com países que possuem esse idioma oficial, a língua espanhola foi tema do “1º Workshop de estudos linguísticos em língua espanhola para brasileiros”, realizado pelo Núcleo de Línguas do Campus V da Universidade Estadual da Paraíba, nesta segunda-feira (17) nos turnos da manhã e tarde.

O evento foi promovido pelas docentes do Campus V Eneida Gurgel, Kariny Dias de Oliveira, Monya Urueña e Neila Coelho com o objetivo de divulgar o Núcleo de Línguas e abordar algumas dificuldades dos estudantes relacionadas a questões verbais, fonéticas, variações linguísticas. Também foram apresentadas algumas gírias utilizadas no espanhol, em países como Espanha e México, e uma análise comparativa entre os vícios de linguagem e gírias nordestinas e espanholas.

De acordo com a professora Eneida Gurgel esse evento foi pensado para possibilitar a discussão sobre algumas dificuldades específicas apresentadas pelos estudantes de espanhol do núcleo de Línguas em sala de aula. “O fato de acreditarmos que é semelhante à nossa a língua espanhola apresenta algumas diferenças que se tornam barreiras para que possamos avançar. E foi com o objetivo que sanar algumas dúvidas sobre essas principais limitações que idealizamos essa iniciativa”, explica.

A diretora do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas, professora Jacqueline Echeverría Barrancos, destacou a importância desse Workshop para oportunizar discussões fora do ambiente de sala de aula sobre a língua espanhola e como forma de divulgar o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Línguas há 10 anos. A docente agradeceu o empenho e ressaltou o trabalho realizado pela professora Mônica Santana, que deixou o cargo de coordenadora do Núcleo.

Além das atividades acadêmicas o evento contou com a apresentação cultural do artista João Kleber, que executou a canção “Quizás”, de Enrique Iglesias. De acordo com as organizadoras do evento a perspectiva é que outras edições do Workshop sejam realizadas todo semestre.