Núcleo de línguas do câmpus V oferece 70 vagas em cursos de idiomas preparatórios para o ENEM

9 de setembro de 2021

O Núcleo de Línguas do câmpus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), está com inscrições abertas para os cursos de extensão de inglês e espanhol, preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Estão sendo oferecidas 70 vagas para essas primeiras turmas, sendo 35 vagas para cada idioma. As atividades são gratuitas e acontecerão remotamente.

O curso de Espanhol terá carga de trabalho de 45 horas, sendo 30 horas assíncronas e 15 horas síncronas. E as atividades estão previstas para ocorrer às terças, quartas e quintas-feiras, de 14 de setembro a 14 de outubro. O curso de inglês terá carga de trabalho de 15 horas, com 10 horas síncronas e 5 horas assíncronas. As atividades devem ocorrer às quartas, quintas e sextas-feiras, de 15 a 23 de setembro. Emissão de certificado para quem obtiver até 80% de frequência nas aulas.

A iniciativa é voltada para estudantes do ensino médio de escolas públicas que devem enviar, no ato da inscrição, um comprovante de matrícula.  De acordo com a coordenadora do Núcleo de Línguas, professora Kariny Dias, a oferta da formação busca promover a universalização do conhecimento e possibilidade de melhor formação dos alunos que irão realizar o ENEM.  “Esse curso foi pensado para alunos regularmente matriculados em escolas públicas do ensino médio e sua idealização deu-se graças à disponibilidade dos professores colaboradores que aceitaram esse desafio de forma totalmente voluntária. Com esse curso possibilitaremos aos alunos que não têm condições de pagar por um curso preparatório para o ENEM (no que diz respeito a parte de línguas estrangeiras modernas) uma preparação de qualidade através do ensino público”, explica.

Segundo a professora Kariny Dias essa é a primeira vez que o Núcleo de Línguas do câmpus V promove um curso com essa perspectiva de preparação de estudantes do ensino médio para o ENEM e existe uma perspectiva de ofertar novas turmas nos próximos anos. “Esperamos obter uma boa experiência nesse curso e que possamos incentivar a outros professores que poderão passar pelo Núcleo de Línguas a participar de medidas colaborativas que acoplem os interesses da comunidade em geral. Esse ano começamos estipulando esse limite de vagas, nos próximos anos, caso seja possível, o número de vagas e colaboradores pode vir a ser repensado”, avalia.

As inscrições para o curso são feitas até o dia 13 de setembro, por meio de formulário eletrônico. Cada participante só pode se inscrever em um dos cursos. O preenchimento das vagas ocorrerá por ordem de inscrição.

Texto: Juliana Marques