No dia mundial da fotografia projeto de extensão de Arquivologia promove oficina de fotojornalismo

19 de agosto de 2013

SONY DSCA história do fotojornalismo, técnicas de fotografia, dicas de melhores ângulos e planos, funcionamento e recursos das câmeras fotográficas digitais, como fotografar com criatividade, o registro informativo por meio da imagem, esses foram alguns dos temas abordados durante a oficina de fotojornalismo “Realidade (entre)vista: a fotografia como narrativa do olhar”, ministrada pela assessora de comunicação do Campus V da Universidade Estadual da Paraíba Juliana Marques, nesta segunda-feira (19), no CCBSA, em alusão ao dia mundial da fotografia comemorado em 19 de agosto.

O evento é uma atividade do projeto Fotografia e Memória Cultural, vinculado ao Programa “Informação e Cognição: socializando conteúdos informacionais articulados ao saber, à cultura e à memória”, que é coordenado pela professora Maria José Cordeiro de Lima, do curso de Arquivologia. Participaram da oficina estudantes do curso de Arquivologia da UEPB e USONY DSCFPB, vinculados a diversos projetos e programas de extensão, pesquisa e monitoria.

De acordo com Juliana Marques, muito além da simples questão técnica a oficina quis mostrar aos participantes “a importância de enxergar a imagem como informação, que é a essência do fotojornalismo”.  A ministrante destaca o sucesso do evento que, mesmo com pouco tempo de divulgação contou com um bom número de participantes, interessados em aprimorar as técnicas de fotografia.

SONY DSCPara o estudante do 3º período de Arquivologia Jeferson Higino, a oficina possibilitou um novo olhar sobre a fotografia o que influenciará nas imagens a serem produzidas a partir desta data. O discente destacou o dinamismo e interação da atividade, que envolveu os participantes no aprendizado de forma criativa. A atividade prática desta oficina será a cobertura do aniversário do Campus V, nos dias 27 e 28 de agosto, com a divulgação das imagens no último dia de evento.

Sobre o Dia Mundial da Fotografia

O dia 19 de agosto ficou conhecido como o Dia Mundial da Fotografia, por ter sido a data em que foi apresentada, no ano de 1839, na Academia de Ciências de França, em Paris, pelo francês Louis Daguerre, o Daguerreótipo, invenção que substituiu o pergaminho por meio do registro de imagens em uma chapa revestida com prata e sensibilizada com iodeto de prata e vapor de mercúrio.