Mudanças climáticas e ambientais são discutidas em palestra realizada no Campus V

11 de abril de 2014

10153323_499880540137541_1634911504_nUma preocupação de estudiosos e especialistas de todo o mundo, que tem marcado a sociedade e suscitado intensos debates e reflexões, as mudanças climáticas e ambientais, cada dia mais percebidas, foram tema da palestra realizada no Campus V da Universidade Estadual da Paraíba, em João Pessoa, na tarde desta quinta-feira (10).

Ministrada pelo professor do curso de Ciências biológicas Cléber Salimon, a palestra “Você acha que o mundo está mudando?  – Mudanças Globais (ambientais e climáticas): O que sabemos e o que não sabemos e qual o papel do cidadão?”, reuniu graduandos do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas, que discutiram o que é meio ambiente, como estamos alterando este ambiente, tanto local quanto globalmente, quais as consequências climáticas e ecológicas das alterações ambientais causadas nos últimos duzentos anos e os possíveis cenários futuros em diferentes escalas de tempo.

“Me preocupava ver  nas redes sociais e corredores da universidade as discussões relacionadas à essa temática, frequentemente embasadas por argumento distorcidos ou sem embasamento. Então, hoje vamos esclarecer alguns pontos relacionados às mudanças ambientais e climáticas e suscitar um reflexão entre os presentes”, explica o professor Cleber.

De acordo com o professor Cleber, essa iniciativa é o ponto de partida para uma rodada de debates a serem organizados mensalmente por um grupo de docentes de todos os cursos do CCBSA, com o intuito de suscitar reflexões sobre temas relevantes das áreas ambiental, política, social, entre outras.

A professora do curso de Ciências Biológicas Tacyana Ribeiro destacou a importância do tema abordado e lembrou a necessidade da conscientização de cada sujeito sobre a responsabilidade deste para combater a problemática em torno das mudanças climáticas.

Já o estudante Peter Simon apontou para algumas soluções que podem diminuir os impactos das mudanças ambientais:  “Desde o simples ato de apanhar algum papel na rua, plantar árvores e até mesmo diminuir o consumismo são atos validos para ajudar a natureza já que se cada um faz sua pequena parte com o tempo torna-se algo grande em defesa do meio ambiente”, avaliou.