Modelo Universitário de Diplomacia inicia hoje e segue até sexta-feira com palestra e comitês simulados
A 6ª edição do Modelo Universitário de Diplomacia (MUNDI) – evento vinculado ao projeto de extensão homônimo, desenvolvido por estudantes da graduação em Relações Internacionais do Campus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), tem início nesta terça-feira, 8 de abril, às 19h, no Hotel Littoral, em João Pessoa, com a palestra “A técnica da simulação aplicada ao ensino das Relações Internacionais: potenciais e limites de uma inovação pedagógica”, a ser ministrada pelo professor Dawisson Belém.
Doutor em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade Estadual do Rio de Janeiro e professor de política internacional da Universidade Federal de Minas Gerais, Dawisson Belém é autor de dois livros: “A ONU entre o Passado e o Futuro: A Política da Autoridade” (Ed. Appris, 2012) e “Política Externa e Democracia no Brasil: Ensaio de Interpretação Histórica” (Ed. Unesp, 2013), e de diversos artigos publicados em periódicos científicos indexados e veículos de imprensa. Sob o financiamento de CNPq e FAPEMIG, coordena atualmente projeto de pesquisa sobre a produção da política externa em sete países da América Latina, além de compor equipes de investigação científica em outros projetos nacionais e internacionais.
Durante o evento serão realizados os comitês simulados: “Organização Mundial da Saúde (OMS)”, que simulará o tema “Mortalidade na Infância: promoção de ações conjuntas contra a desnutrição na África”; “Conferência Monetária de Bretton Woods”, que será um comitê histórico e trará o tema “Resolução de assimetrias associadas à criação de instituições financeiras”; “Fédération Internacionale de Football Association (FIFA)”, que será simulado totalmente em inglês e terá como temática “Fair Play: Promotion of Human Security in the Qatar 2022 World Cup”, ou seja, será abordada a segurança humana na Copa do Qatar em 2022; “Comitê de Imprensa Internacional (CII)”, uma simulação dos jornais reais Clarín (Argentina) e o Le Monde Diplomatique (França), que serão os veículos de mídia impressa e a agência fictícia do evento, além do Mundi News – jornal televisivo.
Voltado a estudantes de ensino superior da UEPB e outras Instituições de Ensino Superior, o MUNDI tem o objetivo de recriar o ambiente de Organizações Internacionais. São aplicadas as mesmas regras procedimentais de conduta, passando pelo código de vestimenta, até a representação mais fidedigna possível da política de cada delegação.
A simulação é destinada a várias áreas do conhecimento, como as Relações Internacionais, o Direito, dentre outros cursos que tenham como área de trabalho o ramo das negociações internacionais, além de cursos de comunicação como Jornalismo e Publicidade, pois além dos comitês acadêmicos o MUNDI também simula o Comitê de Imprensa Internacional, no qual os participantes atuam como jornalistas e realizam a cobertura jornalística dos comitês acadêmicos.
A atividade permite uma abrangente discussão sobre temáticas que constantemente permeiam a agenda internacional tornando-se uma experiência prática a partir da teoria que os alunos aprendem ao longo da vida acadêmica.