Mestrado em Relações Internacionais da UEPB recebe conceito 4 em avaliação da Capes

11 de dezembro de 2013

Produção científica, número de docentes permanentes, aspectos pedagógicos, inserção social e infraestrutura foram alguns dos elementos considerados para a avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que atribuiu o conceito 4 ao Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (PPGRI) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) durante a avaliação do triênio 2010-2012, divulgada nesta terça-feira (10).

De acordo com o coordenador adjunto do PPGRI, professor Henrique Altemani, o resultado é fruto do esforço coletivo da equipe que compõe o programa, que busca publicar em periódicos de projeção, participa de eventos de destaque nacional e internacional e desenvolve estudos de relevância para a academia. Além disso, o docente lembra da importância do apoio da reitoria da UEPB para a consolidação do mestrado e a conquista desse conceito.

“Esse resultado é extremamente positivo, principalmente porque nos habilita para avançar no nosso projeto de doutorado na área de Relações Internacionais. Além disso, é uma forma de reconhecimento pelo trabalho que estamos desenvolvendo, com apenas quatro anos de atividades, mas, com um bom índice de conclusão de curso, alto número de publicações em periódicos com estratificação A1, A2 e B1, por parte dos docentes e o apoio institucional para desenvolvermos todas as nossas atividades satisfatoriamente”, lembrou o professor Altemani.

O mestrado em Relações Internacionais da UEPB está localizado em João Pessoa e foi recomendado pela CAPES em dezembro de 2007, iniciando suas atividades acadêmicas em março de 2009. O PPGRI é o primeiro programa de pós-graduação em Relações Internacionais das regiões Norte e Nordeste, recrutando alunos oriundos tanto do interior do estado, como também de estados vizinhos. O PPGRI conta com a cooperação de docentes da Universidade de Brasília (UnB), que participam do Programa compartilhando de disciplinas, co-orientando dissertações e ajudando a consolidar as linhas de pesquisa.

Atualmente o PPGRI conta com dez professores permanentes, todos doutores e com formação específica na área de Política e Relações Internacionais, e quatro colaboradores da UnB. Além disso, o programa atende 33 alunos, sendo 40% destes egressos da graduação em Relações Internacionais da UEPB.

Acesse [wpfilebase tag=fileurl id=67 linktext=aqui /] o resultado da avaliação.