Mestrado e Graduação em Relações Internacionais inscrevem para curso de mediação de conflitos

9 de outubro de 2013

1385734_740822525934159_886634126_nCom o objetivo de fomentar a pesquisa acerca das perspectivas sobre a resolução de conflitos o Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba, a graduação em Relações Internacionais, o Projeto UEPB em Ação e o Grupo de Estudos de Segurança Humana e Emancipação (GESHE), promovem, nos dias 21 e 22 de outubro, no Campus V da UEPB, em João Pessoa, o curso de mediação de conflitos “Múltiplas faces da mediação”.

A abertura do evento será no dia 21 de outubro, às 14h, com a apresentação do professor do curso de Relações Internacionais, Paulo Kuhlmann. Na sequência haverá as mesas “Justiça restaurativa”, ministrada pelo professor de Filosofia da UEPB, Márcio Adriano Dias; “A mediação e os diferentes meios alternativos de resolução de conflitos”, tema abordado pelo discente do Mestrado em Relações Internacionais da UEPB, Daniel Castanheira; “Mediação policial”, discutida pela mestranda de Relações Internacionais Aline Chianca; “Aspectos teóricos da mediação comunitária”, ministrada pelo Técnico Judiciário do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia Tássio Tulio Bezerra e “Mediação internacional e negociação internacional”, tema a ser abordado pelo professor da UFPB e Doutorando em Ciência Política pela Unicamp, Thiago Lima e a discente do Mestrado em Relações Internacionais da UEPB, Jeane Silva. Os debates desse primeiro dia de evento serão encerrados às 18h30.

No segundo dia de evento, 22 de outubro, será realizada, a partir das 10h, a videoconferência “Justiça restitutiva na África”, com a participação da integrante do Instituto Superior de Relações Internacionais de Moçambique, Iraê Lundin, que integrou o grupo que negociou a paz em Moçambique depois de 16 anos de guerra civil. Nascida no Brasil, Iraê vive na África há 30 anos. Presa política na ditadura militar, ela perdeu a cidadania brasileira depois de cumprir pena em Barra do Piraí (RJ). Estudou na então União Soviética, na Suécia e fixou residência em Moçambique, onde leciona no instituto que prepara diplomatas para o país e outras nações africanas.

Ainda no dia 22 de outubro, a partir das 14h o evento prossegue com as mesas “Casos práticos de mediação policial”, proferida pelo presidente da Associação de Defesa das Prerrogativas dos Delegados de Polícia da Paraíba (APEDEL), Cláudio Lameirão; “A experiência da mediação familiar nos Conselhos Tutelares de João Pessoa”, tema abordado pela professora da UFPB e coordenadora do Núcleo de Extensão e Pesquisa em Mediação de Conflitos (MEDIAC), Juliana Toledo, com a participação de membros do MEDIAC; “Mediação comunitária: a experiência do Juspopuli na Bahia”, a ser ministrado pelo técnico judiciário Tássio Tulio Bezerra e “Caso prático de negociação”, tema discutido pelo professor Thiago Lima. O evento deve ser encerrado às 18h30.

Destinado a acadêmicos e pesquisadores de graduação e pós-graduação em Relações Internacionais, direito, Psicologia e áreas afins, o curso tem o intuito de incentivar a discussão sobre a mediação em diferentes espaços de atuação: judicial, extrajudicial e internacional. Segundo a comissão organizadora do evento além de expandir o campo de pesquisa em relação à resolução de conflitos por vias pacíficas, considerando-se nessa conjuntura a figura da vítima, essa iniciativa irá estimular os estudos sobre prevenção e contenção de conflitos ainda pouco desenvolvidos no Brasil e a busca por práticas alternativas para lidar com o conflito em diversos casos.

A formação será ministrada por pesquisadores com renomada experiência nacional e internacional na área de mediação. As inscrições para o evento prosseguem enquanto durarem as 80 vagas ofertadas. Para participar é necessário enviar a [wpfilebase tag=fileurl id=43 linktext=’ficha de inscrição’ /] preenchida para o email: mediacaouepb@gmail.com. Nos próximos dias a comissão organizadora do evento divulgará os ministrantes do curso e confirmará os horários das atividades. Todos os participantes do curso receberão certificado de participação.

Outras informações: mediacaouepb@gmail.com/ Página do evento das redes sociais