Make Music Day: Banda Traça de Arquivo lança clipe no maior evento de engajamento musical do mundo

22 de junho de 2021

Corrupção, seca, degradação ambiental, desigualdade social, são alguns dos temas que compõem a canção “Filhos da república”, da banda Traça de Arquivo, formada em 2013, a partir de uma ação do curso de Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) com o nome de Arquibanda, e que nesta semana lançou um clipe da composição do professor Henrique França para integrar o Make Music Day, o maior evento de engajamento musical do mundo. 

Participam da gravação do clipe, os discentes do curso de Arquivologia, Lula Marinho (voz) e  Antongnionne Monteiro (bateria); o docente Henrique França (teclado), os egressos de Arquivologia Beto Tavares (guitarra) e Everaldo Chaves (sax) e os convidados Alexandre Tavares (Contrabaixo) e Jefferson Felipe (narração).

Afastado do país para cursar doutorado na Universidade de Coimbra, em Portugal, o professor Henrique França lembra que mesmo distante não deixa de acompanhar com indignação a realidade do Brasil e, assim como ocorreu em 2012, quando a música foi criada, agora a peça artística tem sido uma forma de expressar a revolta diante de questões que só pioraram ao longo do tempo.

“A música foi feita em novembro de 2012, estávamos numa outra realidade e, apesar disso, já falava de muita coisa que é uma realidade ainda hoje como as questões ambientais, desvio de verba, o futebol utilizado para desviar a atenção de problemas sociais graves. Então essa canção é um recado de indignação coma situação do povo brasileiro”, avalia Henrique.

Para Beto Tavares o clipe, que conta com narrações de versos de Patativa do Assaré, ficou divertido porque conseguiu apresentar uma música de protesto com bom humor para compor esse evento internacional que é realizado em 120 países e 1000 cidades ao redor do mundo e na Paraíba contou com 160 inscritos.

“O Make Music Day é um evento de engajamento musical onde partilhamos hashtags e todos se relacionavam. O pessoal daqui de João Pessoa queria organizar a versão paraibana do movimento. E ao saber dessa mobilização eu inscrevi um trabalho meu e o clipe da banda Traças de Arquivo. Com a pandemia e a distância geográfica entre os integrantes da banda precisamos de criatividade. Utilizamos colagens de imagens nossas e fotos relacionadas à letra da música e chegamos a esse resultado”, explicou Beto Tavares.

O clipe da canção Filhos da República pode ser acessado aqui.

Texto: Juliana Marques