Livros que são fruto da Especialização em Fundamentos da Educação da UEPB são lançados em João Pessoa

6 de maio de 2016

Em uma sociedade caracterizada pela presença das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) atuando como mediadoras sociais, o cenário educacional adapta-se a uma realidade na qual a aprendizagem deixa de ser um processo solitário de aquisição e domínio de conhecimentos, e assume uma forma coletiva e integrada, articulando informações e pessoas. Vinculados a essa perspectiva docentes de escolas da rede pública de ensino da Paraíba produziram estudos que foram reunidos nos livros “Tecnologias Educacionais e Inovação: Diálogos e Experiências”, Volumes I e II, lançados nesta quinta-feira (5), em João Pessoa, como fruto do trabalho desenvolvido durante o curso de Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares da Universidade Estadual da Paraíba.

O lançamento dos livros contou com a presença dos autores, docentes da UEPB e da rede estadual de ensino, gestores e familiares. A mesa de honra do evento foi formada pela pro-reitora de ensino médio, técnico e de educação a distância, professora Eliane Moura; a organizadora das publicações, professora Eliete Correia dos Santos, a secretária executiva Rejane Maia Ventura, na ocasião representando o presidente da Fundação Casa de José Américo, Damião Ramos; a coordenadora do curso de Administração Pública a distância da UEPB, professora Jacqueline Barrancos; a representante do Campus V da UEPB e coordenadora do curso de Arquivologia, professora Esmeralda Porfírio Sales e os representantes dos autores Marconildo Viegas e Josilda França.

Na oportunidade, a professora Eliane Moura lembrou o histórico de consolidação da UEPB desde a criação, estadualização e criação da lei de autonomia, a liderança da instituição em termos de formação continuada de professores do município e do Estado, o destaque para o curso de especialização que resultou em várias produções com propostas para solução de problemas encontrados nas escolas, o que, segundo a docente é uma forma de mostrar que “a UEPB tem mantido viva essa chama de dar retorno à sociedade que a financia”.

A professora Eliete destacou a dedicação dos docentes que cursaram a especialização na busca por desenvolver estudos que pudessem intervir na realidade que vivenciam com a utilização das tecnologias. “Nada se faz sozinho. Todo projeto para ter sucesso precisa de ajuda, carinho e determinação de todos que estão com ele. É o reconhecimento no processo da alteridade, e assim ocorreu com esses livros. As obras tratam do que é bem pertinente que é a dificuldade que há nas escolas de trabalhar com tecnologias. Como podemos pensar a evolução da escola básica sem pensar na utilização dessas tecnologias? E os nossos autores conseguiram trazer resultados que nos permitem intervir na realidade e propor caminhos. Ou seja, esse não é um trabalho para ser guardado apenas numa biblioteca, mas, para ser compartilhado”, avalia a professora Eliete.

Um dos autores, o professor de Física Marco Vinicio Pimenta Filho, que desenvolveu o artigo intitulado “O uso do Facebook como ferramenta alternativa do ensino de Física”, em parceria com a professora Eliete, apresentou uma proposta que permite o compartilhamento de atividades, vídeos, reportagens, experiências, por meio de uma conhecida rede social, que permite uma melhor interação com os alunos.

O estudo rendeu ao docente o prêmio Mestres da Educação, promovido pelo Governo do Estado da Paraíba, e uma viagem paga pela Capes para Portugal e Suíça, que contemplou docentes da área de Física de países de língua portuguesa, e possibilitou ao grupo conhecer a Organização Europeia para Pesquisa Nuclear (CERN), maior laboratório de Física do mundo, que ficou em evidência nos últimos anos depois da confirmação da existência do Bóson de Higgs, ou “Partícula de Deus”.

Já a professora de inglês e egressa do curso de Arquivologia da UEPB, Ketlen Estevam, desenvolveu o estudo “Tablet educacional nas escolas públicas de João Pessoa: um relato de experiência de formação de professores de tutorial”, no qual a docente, que foi uma das tutoras do projeto de uso do tablet nas escolas discute a iniciativa. Cursando mestrado em Linguística e Ensino pela UFPB a professora enfatiza a necessidade de colaboração dos pesquisadores para a melhoria da educação básica por meio de iniciativas como a da especialização ofertada pela UEPB.

“Foi maravilhoso esse processo de formação. Na verdade, nós professores estamos sempre nesse ciclo de aprendizagem, busca contínua do conhecimento, e precisamos enxergar o nosso papel para melhorar o nosso ambiente de trabalho. A educação básica precisa da nossa contribuição, então que possamos realizar nossos curso de pós-graduação não com a intenção de migrar para atuar no ensino superior, mas, para prestar a nossa colaboração numa área tão carente”, avaliou Ketlen.

Lançados pela Editora Appris, os livros são compostos por textos tematizados em doze capítulos e dois volumes, com destaque para as práticas pedagógicas dos professores que concluíram o Curso de Especialização em Fundamentos da Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares, etapa conclusiva do Programa de Capacitação Docente, objeto de Convênio entre a UEPB e Governo da Paraíba, coordenado pela Pró-Reitoria de Ensino Médio, Técnico e Educação a Distância – PROEAD  e a Secretaria de Estado da Educação – SEE/PB.

O lançamento das obras contou com a apresentação cultural do grupo Arquipalô, formado por discentes do curso de Arquivologia da UEPB, coordenados pelo professor Henrique França, que na ocasião executaram canções da música popular, pop-rock nacional e canções autorais como “Amor à vista”, de Brunelly Santos.