Livros da coleção diálogos arquivísticos publicados pela Editora da UEPB são lançados em João Pessoa
Frutos de um trabalho coletivo de discentes e docentes do curso de Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e instituições parceiras do Brasil e Portugal, os cinco primeiros livros da Coleção “Diálogos Arquivísticos”, publicado pela Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB) foram lançados na sexta-feira (20) na Fundação Casa de José Américo, em João Pessoa.
Organizada pelos professores Eliete Correia dos Santos, Henrique França, Josemar Melo e Jaqueline Barrancos, do curso de Arquivologia da UEPB, a coleção “Diálogos Arquivísticos” reúne os livros que são fruto dos trabalhos desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa Arquivologia e Sociedade (GPAS) e do “Seminário de Saberes Arquivísticos” (SESA): “Seminário de Saberes Arquivísticos – SESA Intercâmbio: cooperação acadêmica e mediações interdisciplinares”, “Arquivologia, história, tipologias e práticas profissionais”, “Seminário de Saberes Arquivísticos Intercâmbio (SESA): interfaces do aprendizado na universidade”, “Dez anos do Seminário de Saberes Arquivísticos (SESA): memória e contribuição para a Arquivologia” e “Pesquisa em Arquivologia, Fronteiras e Perspectivas Epistemológicas”. As obras contam com produções de professores da UEPB, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade do Porto, Universidade de Coimbra e Instituto Politécnico do Porto.
Na oportunidade, a coordenadora do projeto SESA, professora Eliete Correia dos Santos, agradeceu aos autores dos livros e enalteceu o caráter coletivo das produções. “O SESA tem essa filosofia da cooperação acadêmica, do trabalho feito a muitas mãos. Nesse caso, as cinco obras que estamos lançando são resultado do trabalho de 98 autores, entre eles muitos discentes que são estimulados a ultrapassar as fronteiras do conhecimento e repensar valores epistemológicos e sociais da Arquivologia”, declarou.
A egressa do curso de Arquivologia da UEPB, Gerlane Farias, que foi autora do trabalho “A gestão documental: instrumento de organização e preservação da memória documental do IPHAN-PB” no livro “Seminário de Saberes Arquivísticos – SESA Intercâmbio: cooperação acadêmica e mediações interdisciplinares”, destacou a emoção de ter um trabalho publicado, apresentando uma experiência de estágio quando ainda era estudante de graduação.
Já o estudante do 8º período de Arquivologia Igor Filgueira celebra a conclusão desse trabalho antes mesmo de finalizar a graduação, e relembra o desafio que foi produzir esse texto. “A ideia de publicação da obra foi lançada quando eu ainda estava no 2º período do curso e nos dedicamos muito para produzir esses textos, o que nos trouxe bastante amadurecimento.
O lançamento dos livros foi encerrado com um coquetel e uma apresentação musical com o estudante de Arquivologia Beto Tavares.
Sobre os livros
A publicação “Seminário de Saberes Arquivísticos – SESA Intercâmbio: cooperação acadêmica e mediações interdisciplinares”, reúne saberes interdisciplinares de extensão, ensino e pesquisa, de pesquisadores e seus discentes do Brasil e de Portugal parceiros do Seminário de Saberes Arquivísticos (SESA). A obra é dividida em duas partes temáticas: “Saberes e práticas em ciência da informação e arquivologia” e “Tecnologia e gestão da informação”.
O livro “Arquivologia, história, tipologias e práticas profissionais” é uma coletânea organizada em treze capítulos sobre os mais variados temas da Arquivologia e áreas afins, considerando a experiência prática dos autores brasileiros e portugueses envolvidos numa cooperação acadêmica da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Universidade do Porto (UP), Universidade de Coimbra (UC), Instituto Politécnico do Porto (IPP) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB) que são parceiras do Projeto Seminário de Saberes Arquivísticos (SESA). Os capítulos perpassam pela parte histórica, conceitual, tipológica e os modelos teóricos, até as questões metodológicas, de sistema e prática profissional da Arquivologia.
A professora Jacqueline Echeverría Barrancos, uma das escritoras da obra “Arquivologia, história, tipologias e práticas profissionais”, destaca que “a perspectiva do trabalho realizado, robustece a posição do paradigma básico em Arquivologia como ferramenta de apoio para sistematizar e organizar uma pesquisa. No decorrer do capítulo de autoria da docente a autora mostra a preocupação de identificar o objeto do campo de investigação e de posicionar a Arquivologia como: técnica, disciplina ou ciência”.
A obra “Seminário de Saberes Arquivísticos Intercâmbio (SESA): interfaces do aprendizado na universidade” divulga as produções iniciais de alunos do projeto SESA (projeto de extensão, pesquisa e ensino) e estimula a escrita de Gêneros Acadêmicos que circulam em diversas áreas do conhecimento.
O livro “Dez anos do Seminário de Saberes Arquivísticos (SESA): memória e contribuição para a Arquivologia” traz a história de produção acadêmica ao longo de uma década de história do Projeto SESA. O projeto, iniciado em 2007, a partir da experiência nas aulas dos componentes curriculares “Oficina de Textos I e II”, do curso de Arquivologia, para suprir uma dificuldade dos discentes para falar em público e produzir textos, é desenvolvido de forma contínua com excursões pedagógicas, mostras de linguagens, palestras, mesas-redondas, cursos, e, publicação de livros com o material produzido.
E a obra “Pesquisa em Arquivologia, Fronteiras e Perspectivas Epistemológicas”, apresenta o “diálogo” entre a Teoria Dialógica da Linguagem, que tem em Bakhtin, Volochinov e outros a expressão de uma das mais inovadoras reflexões acerca da pesquisa em ciências humanas, e a Arquivologia como disciplina científica ou ciência em solo brasileiro.
As publicações são um incremento à produção científica do curso de Arquivologia, que está em fase de ajustes finais para a implementação do Mestrado em Arquivologia. A proposta, idealizada desde 2008 e apresentada à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em 2017, conta com o envolvimento de pesquisadores da UEPB e de instituições parceiras, que juntos buscaram construir a ideia do primeiro Mestrado acadêmico em Arquivologia do Brasil.
O diretor da Editora Universitária da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB), professor Luciano Nascimento, destacou que a ideia é lançar pelo menos um volume dessa coleção por ano. Os recursos financeiros são oriundos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNpq). Todos os livros foram publicados pela EDUEPB.
Texto e fotos: Juliana Marques