Grupo liderado por docente do CCBSA desenvolve pesquisas de ecologia de rios na região do Semi-árido

8 de julho de 2013

rio1edtOs rios do semi-árido são importantes elementos na dinâmica da paisagem que compõe a Caatinga no nordeste brasileiro. Estes rios existem na maior parte do tempo como cursos de água secos, com séries de poças temporárias e semi-permanentes espalhadas no seu leito.  Com o objetivo de estudar a estrutura e o funcionamento desses sistemas e avaliar sua importância para a manutenção da biodiversidade aquática do semi-árido brasileiro, foi criado o Grupo de Ecologia de Rios do Semi-árido, liderado pelo professor Elvio Sergio Medeiros, que é vinculado ao curso de Ciências Biológicas do Campus V da Universidade Estadual da Paraíba.

O grupo tem o objetivo de quantificar a biodiversidade aquática em rios do semi-árido, compreender os processos relacionados a estrutura e funcionamento desses sistemas e com base nesse levantamento de dados para elaborar planos de manejo e conservação desses sistemas.

Nesse sentido, o grupo tem desenvolvido pesquisas com informações que levarão a um melhor entendimento da estrutura e do rio2edifuncionamento de rios intermitentes incluindo os trechos que ocorrem no domínio semi-árido e no litoral de clima tropical. O entendimento dos padrões de diversidade e suas relações com as perturbações hidrológicas (cheia e seca) também são um ponto importante abordado pelo grupo.

O grupo reúne os pesquisadores e estudantes da UEPB e instituições parceiras, que já publicaram artigos, monografias, anais de congressos, relatórios, estudos relacionados aos processos ecológicos e de biodiversidade dos rios do semi-árido.

Para outras informações acesse: http://gersa.uepb.edu.br