Evento sobre acompanhamento de dados públicos é encerrado com discussão sobre perspectivas brasileiras

21 de agosto de 2013

Com a participação de estudantes, docentes, profissionais, instituições públicas e organizações da sociedade civil, encerra-se nesta sexta-feira (23), a semana “Acesso, Transparência e Acompanhamento de Dados Públicos”,  organizada pelo professor do curso de Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba, Henrique França, com o apoio da direção do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas e coordenação do bacharelado.

O evento reuniu palestras, mesas de discussão e oficinas. A palestra de abertura, realizada na última segunda-feira (19), tratou do tema “Cidadania e transparência pública: como o controle pela sociedade pode gerar mudanças no Brasil”, e contou com a participação do professor da UEPB, Josemar Henrique de Melo; do coordenador do Núcleo de Ações de Prevenção à Corrupção, vinculado à CGU, Rodrigo Paiva; da coordenadora do Instituto Soma Brasil, Karine SONY DSCOliveira; e do secretário de Transparência Pública de João Pessoa, Éder Dantas.

Já a atividade de encerramento “Perspectivas para o Brasil: como e quando ocupar os espaços de debate sobre a gestão da sua cidade, Estado e Nação” foi ministrada pela coordenadora do Instituto Soma Brasil, Karine Oliveira.

Idealizado pelo professor de Arquivologia, Henrique França, a partir de discussões em sala de aula  o evento foi realizado em dois turnos diferentes, com a mesma programação, para atender às demandas do público participante. Durante toda a semana as atividades contaram com uma grande participação da comunidade acadêmica, que pôde presenciar discussões sobre que as formas de acesso aos portais de transparência, fiscalização do poder público, Lei de Acesso à informação, entre outras temáticas.

“Este evento surgiu de uma inquietação que a gente está vivendo no Brasil após as mobilizações de rua. Percebemos que num primeiro momento foi importante ir pra rua, só que esse momento passou e enxergamos que é preciso uma mudança de postura de cada um, no sentido de acompanhar a utilização dos recursos públicos, fiscalizar a aplicação do nosso dinheiro, fazer uso das ferramentas de transparência e acesso à informação, mas, infelizmente nem todos tem consciência da importância dessa mudança de atitude para conseguirmos alcançar mudanças. O evento foi realizado com essa perspectiva”, avalia o professor Henrique França.