Laboratório de Síntese e Vetorização de Moléculas da UEPB é visitado por pesquisadores da França para a efetivação de parcerias
Com o objetivo de conhecer as pesquisas desenvolvidas e efetivar projetos de parceria, pesquisadores da Universidade de Nantes, na França, estiveram no Laboratório de Síntese e Vetorização de Moléculas (LSVM) do Campus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), na manhã de quarta-feira (24), em uma reunião com professores e estudantes vinculados ao Mestrado de Ciências Farmacêuticas e de Química da UEPB e pesquisadores visitantes.
Na oportunidade, os pesquisadores da Universidade de Nantes na França, Pascal Marchand e Isabelle Orliac-Garnier, que atuam com estudos na área de síntese e avaliação biológica de moléculas heterocíclicas terapêuticas (câncer, micologia e parasitologia) e tratamentos antifúngicos, puderam conhecer as pesquisas desenvolvidas no LSVM e discutir a construção de um projeto de cooperação que permitirá a implementação de pesquisas conjuntas, intercâmbio de pesquisadores, dentre outras ações que contribuirão para o fortalecimento das ações desenvolvidas pelos pesquisadores do laboratório.
O professor Francisco Jaime Mendonça Júnior, que atua no LSVM e está articulando essa parceria, destacou que o projeto, que prevê a parceria entre a Universidade de Nantes, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e UEPB, deve ser implementado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária com o Brasil (COFECUB) e trará avanços importantes para as pesquisas desenvolvidas na UEPB.
“A reunião foi extremamente proveitosa e permitiu que a equipe da Universidade de Nantes conhecesse as pesquisas desenvolvidas no Laboratório de Síntese e Vetorização de Moléculas, cujos professores são vinculados ao Mestrado de Ciências Farmacêuticas e de Química da UEPB. Esse primeiro contato presencial entre as duas equipes permitiu identificar diversas áreas de pesquisa que são realizadas em comum, como a síntese de moléculas heterocíclicas para tratamento de doenças causadas por fungos e por parasitas como o causador da Leishmaniose. Nesse sentido, o projeto CAPES-COFECUB, que será redigido e submetido no primeiro semestre de 2019, permitirá o estreitamento dessa interação permitindo o trânsito dos professores envolvidos e de estudantes em nível de pós-graduação pelos próximos 4 anos. Além disso, os professores da Universidade de Nantes ficaram impressionados com o nível das pesquisas desenvolvidas pelo grupo da UEPB e parabenizaram a equipe pelo nível e engajamento dos estudantes nos projetos”, avaliou o professor Francisco Jaime.
Sobre o LSVM
O Laboratório de Síntese e Vetorização de Moléculas foi criado em 2008, mesmo período em que foi criado o Grupo de pesquisa: “Síntese e Vetorização de Moléculas Bioativas” no CNPq, e é um dos laboratórios de pesquisa que fazem parte do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA – Campus V).
Atualmente, são desenvolvidos vários estudos buscando o desenvolvimento de novas moléculas que possam se tornar novos medicamentos para o combate de doenças do sistema nervoso central, câncer, tuberculose, malária, dengue, e infecções por micro-organismos oportunistas, em especial fungos. Também foram depositadas algumas patentes que estão sendo negociadas com empresas do ramo farmacêutico para a produção de fármacos.
No laboratório, além do professor Francisco Jaime atuam os pesquisadores e docentes da UEPB: Elquio Eleamen e Ricardo Olímpio de Moura, além de estudantes de pós-doutorado, doutorado, mestrado e iniciação científica.
O grupo tem sido constantemente contemplado em diversos editais de financiamento e tem tido expressiva contribuição científica, com a publicação de artigos científicos internacionais, trabalhos apresentados em congressos, patentes concedidas pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
Texto e fotos: Juliana Marques