Laboratório da UEPB é o primeiro da América Latina a receber Microscópio acoplado a Infravermelho e Raman
A Central Multiusuário de Análise e Caracterização Químico-Biológica da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) – CM-ACQuimBio – em funcionamento no Câmpus V da UEPB, em João Pessoa, recebeu, recentemente, os técnicos da empresa Shimadzu, uma das empresas líderes mundiais no desenvolvimento de equipamentos analíticos para Pesquisa, Desenvolvimento e Controle de Qualidade nas áreas das Ciências da Vida, Farmacêutica, Cosmética, Química, Petroquímica, Forense, de Alimentos, de Bebidas e de Meio Ambiente.
Os técnicos estiveram na CM-ACQuimBio da UEPB durante o mês de abril realizando a instalação e o treinamento para uso do primeiro microscópio acoplado a um espectrômetro de infravermelho e RAMAN da América Latina, e o 19° instalado no mundo, que agora está disponível para uso nas pesquisas realizadas na Central Multiusuário da Instituição.
De acordo com o coordenador da CM-ACQuimBio, professor Élquio Eleamen, a chegada do Microscópio irá permitir a ampliação de serviços prestados à comunidade acadêmica da UEPB e de setores interessados no Estado da Paraíba.
“Este equipamento combina ambas as técnicas de espectroscopia Raman e de Infravermelho em um único equipamento, oferecendo informações moleculares sem igual em uma única análise a respeito da amostra orgânica e inorgânica. Pesquisadores poderão utilizar esta ferramenta para o estudo de contaminantes, com destaque para a identificação de microplásticos, além da caracterização molecular para setores da saúde, química, eletrônica e afins”, explica Elquio.
De acordo com o Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UEPB, professor Francisco Jaime, além do Microscópio, os demais equipamentos que estão sendo instalados ficam à disposição de toda comunidade acadêmica na Central Multiusuária estão colocando a UEPB numa posição de destaque regional e nacional. Segundo ele, parte destes recursos são considerados equipamentos de fronteira do conhecimento, que até então inexistiam nas Instituições da região Nordeste, a exemplo do Espectrômetro de Emissão Ótica com Plasma induzida por Laser (LIBS), que é uma tecnologia usada, por exemplo, no robô Curiosity, da NASA, que está explorando a superfície do planeta Marte, e esse Microscópio que é o primeiro do Brasil.
“Não tenho dúvidas que em médio prazo veremos grandes impactos para a pesquisa, inovação e desenvolvimento de produtos na UEPB, em todo Estado da Paraíba, e na região Nordeste. Teremos uma melhoria na qualidade das pesquisas desenvolvidas, com a possibilidade de criação de novas linhas de estudo que eram até então limitadas devido à falta de infraestrutura, por conta da ampliação das possibilidades de parcerias com outras Instituições de Ciência e Tecnologia, e até mesmo com a maior aproximação com setores empresariais e indústrias, trazendo mais investimentos para a UEPB”, avalia o professor Francisco Jaime.
Sobre a Central Multiusuário de Análise e Caracterização Químico-Biológica
A CM-ACQuimBio é um dos Centros Estaduais de Infraestrutura Científica e Tecnológica de Carácter Multiusuário (CEICTCMs) em funcionamento na UEPB, e apoiado pelo Governo do Estado da Paraíba, através da Secretaria de Ciência Tecnologia Inovação e Ensino Superior (SECTIES) através do EDITAL 50/2021 da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ).
No local são atendidos pesquisadores, empresas e indústrias interessadas em realizar análises químicas e biológicas, de acordo com os equipamentos disponíveis, os quais podem ser facilmente identificados através no site disponível na Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa (PNIPE) do Ministério de Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI) https://pnipe.mcti.gov.br/laboratory/9167, ou no site próprio na página da UEPB, https://laboratorios.uepb.edu.br/cm-acquimbio/.