2ª Jornada de Empreendedorismo é encerrada com avaliação positiva da comissão organizadora
Com a participação de discentes e docentes do bacharelado em Arquivologia da UEPB e empreendedores dos bairros do Cristo e Rangel, foi encerrada na noite desta quinta-feira (24), no Campus V da Universidade Estadual da Paraíba, a 2ª Jornada de Empreendedorismo, que teve início na última quarta-feira (23) e reuniu diversas atividades norteadas pela temática “O mundo do trabalho, desafios e perspectivas do empreendedorismo”.
A palestra de encerramento do evento “Empreendedorismo e as micro e pequenas empresas”, foi ministrada pelo especialista em gestão de cooperativas de crédito e membro da Unicred Norte-Nordeste, Paulo Cesar de Almeida Santos, que compartilhou sua experiência relacionada a aplicações financeiras, fundação de cooperativas, financiamentos e gestão de micro e pequenas empresas. Após a palestra foi lido o cordel de Mario Bento de Morais “Outubro Cor de Rosa”, uma referência à campanha nacional de prevenção ao Câncer de Mama.
Durante a Jornada foram realizadas palestras, mesas-redondas, oficinas, o lançamento oficial do site do curso de Arquivologia da UEPB e a inauguração da sede da Empresa Júnior do referido bacharelado, a ArqJr.
A coordenadora do evento, professora Jaqueline Barrancos, comemora o sucesso da segunda edição da Jornada do empreendedor destacando a efetiva participação e envolvimento de discentes e docentes do curso de Arquivologia e da comunidade. “Continuamos com o foco na discussão sobre importância do empreendedorismo como uma perspectiva a mais para os arquivistas no mercado de trabalho, e, esse ano contamos ainda com a inauguração da sala da ArqJr, o lançamento do site do curso de Arquivologia, além das palestras, oficinas e mesas de discussão que puderam nortear os participantes por esse caminho ”, destacou a docente.
Inauguração da sede da ArqJr
O segundo dia de evento fou marcado pela inauguração da sede da ArqJr, um momento de celebração para o curso de Arquivologia. Durante a ocasião, a coordenação, os professores e estudantes do curso comemoraram as novas possibilidades de prática profissional e reconhecimento para as ações do curso, vislumbradas a partir da atuação da empresa júnior.
A ArqJr é a primeira Empresa Júnior de Arquivologia do norte-nordeste. A ideia de criação da entidade surgiu a partir da iniciativa da estudante Andréa Ferreira, que em sua monografia de conclusão de curso, no período 2011.2, abordou a temática “Arqui Jr – Empresa Júnior de Arquivologia: uma ponte de integração entre os futuros arquivistas empreendedores da UEPB e o mercado de trabalho paraibano”. A partir da ideia a professora Jaqueline Barrancos criou o projeto de extensão voltado a implementação da ArqJr e, com o auxílio da Federação Paraibana das Empresas Juniores, foi criado o estatuto, selecionados os integrante da diretoria e estão sendo encaminhadas as providências jurídicas para que a ArqJr possa iniciar o funcionamento.
“Neste evento divulgamos a ArqJr para a comunidade acadêmica e empreendedores dos bairros do Cristo e Rangel que participaram da jornada. Após a implementação das medidas legais e jurídicas para fundação da nossa empresa iniciaremos a fase de captação de clientes e temos a perspectiva de iniciar nossos serviços de gestão documental, que compreendem o diagnóstico, assessoria na área de arquivo, preservação e conservação de documentos, entre outros”, destacou a diretora-presidente da ArqJr, Priscila Suellem.
Na oportunidade, a coordenadora do curso de Arquivologia da UEPB, professora Maria José Cordeiro de Lima, lembrou que a inauguração da ArqJr, assim como a Jornada de Empreendedorismo, marcaram parte das atividades alusivas ao Dia do Arquivista, comemorado oficialmente em 20 de outubro. A docente elogiou a organização do evento e destacou o perfil empreendedor de muitos dos discentes que integram o referido bacharelado.
A 2ª Jornada de empreendedorismo foi promovida pelo Programa de Extensão “Empreendedorismo e Inovação: desafios e perspectivas dos atuais e potenciais empreendedores da comunidade do Cristo Redentor”, vinculado ao curso de Arquivologia, e pela ArqJr .