Grupo de Trabalho coordenado por docente do CCBSA realiza submissão de propostas

9 de março de 2016

“Antropologia da comunicação: teorias, metodologias e experiências etnográficas do campo”, esse é título de Grupo de Trabalho coordenado pela professora do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas da Universidade Estadual da Paraíba, Silvia Nogueira e pela docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro Isabel Travancas, na 30ª Reunião Brasileira de Antropologia, com submissão de propostas até o dia 15 de março.

Os participantes podem inscrever-se na categoria “Apresentações orais (artigos)”, submissão reservada aos mestrandos, mestres, doutorandos e doutores, com até dois coautores, título de até 200 caracteres (contando os espaços) e resumo até 2800 caracteres (contando os espaços); e “Pôsteres”, voltada a graduandos, graduados, mestrandos, mestres, doutorandos e doutores, com até dois co-autores, título de até 200 caracteres (contando os espaços) e resumo até 2800 caracteres (contando os espaços).

De acordo com as coordenadoras o objetivo deste grupo de trabalho é discutir as pesquisas em antropologia da comunicação que estão sendo realizadas por antropólogos no Brasil e em outros países, tanto em seu aspecto teórico quanto metodológico. “E o ponto de partida para essa discussão se centrará na comparação entre dois eixos temáticos: de um lado trabalhos etnográficos sobre os meios “clássicos” da comunicação de massa e, de outro, etnografias das novas tecnologias, sejam elas digitais ou virtuais. Será fundamental analisar o que estas etnografias trazem de novo para o entendimento do campo da Antropologia da comunicação e quais os desafios e dilemas elas colocam”, avalia a professora Silvia.

Doutora em Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro a professora Silvia Nogueira, que integra o quadro de docentes do curso de Relações Internacionais da UEPB, foi escolhida para coordenar esse Grupo de Trabalho devido à experiência que possui na área de Antropologia da Comunicação.

A 30ª Reunião Brasileira de Antropologia ocorrerá de 3 a 6 de agosto no Campus I da Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa. O tema dessa edição será “Políticas da Antropologia: ética, diversidade e conflitos”.