Grupo de Estudos do CCBSA realiza minicurso que abordará a virada local nas pesquisas para a paz
Críticas à paz liberal, a importância da virada local, relações de poder e dominação, estado e cidadania, são alguns dos temas a serem tratados durante a “Virada Local nos Estudos para a Paz”, evento organizado pelo Grupo de Estudos de Paz e Segurança Mundial (GEPASM) vinculado ao Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas da Universidade Estadual da Paraíba, que ocorrerá na quinta-feira,18 de fevereiro, das 13 às 17h, no auditório Pioneiros, localizado à rua Horácio Trajano de Oliveira, s/n, Cristo, João Pessoa.
O objetivo do minicurso é apresentar aos estudantes e demais interessados as linhas gerais do que se convencionou chamar “Virada Local nos Estudos para a Paz”. O curso é dividido em duas partes, cada uma com duas horas. A primeira parte concentra-se na revisão do estado da arte, tomando como referência os trabalhos pioneiros de John Paul Lederach sobre empoderamento de agentes locais para construção da paz e críticas à chamada paz liberal realizada por figuras como Oliver Richmond, Roger Mac Ginty, David Chandler, dentre outros.
De acordo com os organizadores “assim, pretende-se discutir como este conjunto de autores e autoras passaram a perseguir teórica e empiricamente a ideia de que a paz produzida em situações pós-conflito seria híbrida, resultado de interações entre agentes internacionais e atores locais”. A segunda parte do curso é voltada às críticas e desafios presentes no debate atual e nas implicações metodológicas desta agenda, inclusive no que concerne a realização de pesquisa de campo.
Os ministrantes do minicurso serão o professor da Universidade Federal de Uberlândia, Aureo de Toledo Gomes, que possui doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo e estágio pós-doutoral pela The University of Manchester, Humanitarian and Conflict Response Institute, atuando com pesquisas na área de Segurança Internacional (sobretudo temas relativos às operações de peacebuilding e state-building) e a pesquisadora Roberta Holanda Maschietto, pós-doutora no Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra e doutora em Estudos para a Paz pela Universidade de Bradford. Na pesquisa de doutorado discutiu a problemática da promoção de empoderamento local em Moçambique após a guerra.
As inscrições para o minicurso são feitas no endereço eletrônico do GEPASM (http://gepasm.blogspot.com.br) onde estão disponíveis a ementa e o material necessário para a formação.
Sobre o GEPASM
O Grupo de Estudos de Paz e Segurança Mundial é coordenado pelo professor da graduação e pós-graduação em Relações Internacionais da UEPB, Paulo Kuhlmann e pelo professor da UFPB, Marcos Alan Ferreira, reunindo pesquisadores de diversas universidades que se dedicam aos estudos de paz e transformação de conflitos.
Voltado a análises críticas da segurança mundial, na qual os diferentes níveis (local, nacional, regional e internacional) são levados em conta, o GEPASM entende a segurança como algo a ser construído, como descrito em textos nórdicos sobre a paz e a segurança positiva, ou mesmo pelo conceito de segurança humana e pelos estudos críticos de segurança, em que se dá especial atenção à questão da emancipação e a capacitação pela construção de uma sociedade pacífica e justa.
A iniciativa articula debates teóricos e ações práticas. Tais ações são exemplificadas com o Projeto “UNIVERSIDADE NO CRISTO/RANGEL: Educação como geradora de segurança humana (Projeto Universidade em Ação – PUA)”, consecutivamente aprovado nos editais PROBEX-UEPB desde 2011 e ativo até o presente o momento. O projeto de extensão reúne graduandos e mestrandos de Relações Internacionais, Biologia e Arquivologia, bem como alunos do ensino médio da Escola José Lins do Rego. Ainda, articula-se com a Rede Crer Ser, de escolas dos bairros Cristo e Rangel, como também com o Projeto de Extensão da UFPB MEDIAC, que trabalha com diversos tipos de mediação e de processo de resolução de conflitos auto-compositivos e transcendentes à prática jurídica.