Grupo de estudos do CCBSA inscreve interessados em participar de curso sobre justiça restaurativa

27 de maio de 2014

O grupo de estudos de Paz e Segurança Mundial, vinculado ao Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas da Universidade Estadual da Paraíba, realiza, durante toda essa sexta-feira (6) o curso “Introdução às Práticas Restaurativas: Novo foco de compreensão dos conflitos”, ministrado pelo pesquisador da Universidade Federal de Pernambuco Marcelo Pelizzoli.

O evento, que conta com o apoio dos projetos Universidade em Ação, coordenado pelo professor do curso de Relações Internacionais Paulo Kuhlmann e Cultura de Paz, coordenado pelo professor do curso de Ciências Biológicas Márcio Adriano, é voltado, prioritariamente, à comunidade acadêmica de João Pessoa e profissionais da área de educação.

O curso aborda a compreensão e conceitos fundamentais sobre relações e conflitos; visão sistêmica dos conflitos; bases do diálogo autêntico; círculos e justiça restaurativa. Na oportunidade também serão aplicadas dinâmicas psicossociais para relações e conflitos.

O ministrante do curso, professor Marcelo Pelizzoli, possui doutorado em Filosofia e pós-doutorado em Bioética, integrando o quadro docente da Universidade Federal de Pernambuco, onde atua nas áreas de Ética prática, Saúde Coletiva, Direitos Humanos, com ênfase em estudos em sujeito, saúde mente-corpo, cultura de paz, hermenêutica, alteridade – resolução de conflitos, epistemologia ambiental e da saúde.

Marcelo Pelizzoli integra, ainda, o grupo de estudos de Paz e Segurança Mundial, que é coordenado pelo professor Paulo Kuhlmann e conta com onze pesquisadores da UEPB e outras instituições de ensino superior do país, e nove discentes de graduação da UEPB.